João Pereira foi o grande vencedor da segunda etapa da Taça da Europa de Triatlo que se disputou no passado dia 1 de Abril, em Quarteira. O internacional português, quinto classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, confirmou o favoritismo à vitória final e selou a competição de forma categórica.
Miguel Arraiolos realizou uma prestação bastante sólida, mantendo-se no grupo da liderança no decorrer de toda a prova. Aquela que foi para o atleta a centésima prova internacional que contou ao serviço na nossa Selecção Nacional foi terminada na 9ª posição. Pedro Gaspar terminou a prova no 16º lugar.
Também em competição estiveram outros triatletas lusos que procuraram representar o nosso país ao melhor nível. João Ferreira foi 23º, André Dias 35º, Gil Maia 42º, Luís Lopes 50º, Miguel Fortunato 56º e Diogo Nóbrega 60º.
David Luís cumpriu um dos melhores segmentos de natação da competição, saindo isolado no selectivo grupo da frente da prova, mas foi vítima de problemas técnicos na sua bicicleta e foi forçado a abandonar a competição. Alexandre Nobre, Bernardo Portela e Rafael Domingos também não terminaram a prova.
Competição feminina antecedeu a prova dos homens
A competição feminina antecedeu a prova dos homens e foi, naturalmente, marcada pelo regresso de Vanessa Fernandes às competições internacionais.
Melanie Santos apresentou uma performance que lhe permitiu manter-se perto dos lugares cimeiros da corrida e terminou a prova na 8ª posição. Terminando o ciclismo no grupo perseguidor, Vanessa Fernandes iniciou o segmento final com a certeza de que teria de fazer valer a sua qualidade enquanto corredora. Cumpriu um percurso de trás para a frente e ultrapassou atletas até concluir na 13ª posição. Andreia Ferrum completou uma excelente prova em que se manteve ao longo de todo o ciclismo no grupo da frente e terminou no 19º lugar.
Liliana Alexandre completou a prova no 27º lugar, Helena Carvalho foi 31ª e Ana Ramos terminou na 34ª posição.
Duarte Brás e Vasco Vilaça foram os grandes protagonistas da etapa júnior da Taça da Europa de Triatlo que decorreu na manhã do dia 2 de Abril, em Quarteira. Os dois atletas ocuparam o segundo e o terceiro lugar do pódio, respectivamente, e demonstraram a qualidade e o potencial que os nossos atletas representam.
Nas últimas horas da manhã de 2 de Abril, após todas as competições internacionais que ilustraram o fim-de-semana competitivo de Quarteira, foi a vez de cerca de 400 triatletas testarem as suas capacidades. Disputada nos mesmos percursos que as provas de elites e de juniores da Taça da Europa de Triatlo, a competição da Taça de Portugal desafiou todos os inscritos a percorrer um triatlo na distância sprint.
Praia de Quarteira recebeu uma calorosa participação
A praia de Quarteira recebeu uma calorosa participação e a massa humana coloriu todo o cenário competitivo. No final de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida a intensidade da prova ficou comprovada pelos fortes andamentos que se fizeram sentir e pelos numerosos grupos que circularam nas avenidas da cidade.
João Ferreira Pereira foi o primeiro a cortar a meta. O triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras cumpriu um excelente segmento de corrida e isolou-se para a vitória na competição. Luís Ferreira, Alhandra Sporting Club, foi segundo classificado e o Olímpico Bruno Pais, Grupo Desportivo Estoril Praia, encerrou o pódio masculino no terceiro lugar.
Na competição feminina Raquel Rocha foi a grande protagonista da manhã. A triatleta do CNATRIL Triatlo que esteve afastada da competição durante alguns anos voltou a demonstrar a qualidade atlética que sempre a identificou e venceu a prova feminina. A apenas dez segundos da liderança, Katarina Larsson, Sporting Clube de Portugal, foi segunda classificada na prova. Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club, ocupou o último lugar do pódio.
Em termos colectivos a etapa de Quarteira foi vencida pelo Sporting Clube de Portugal em femininos e pelo Alhandra Sporting Club em masculinos. Pontos importantes que no caso da competição feminina consolidam a posição de liderança do Sporting Clube de Portugal que soma duas vitórias nas duas primeiras etapas. O Alhandra Sporting Club foi segundo nas senhoras e o CCD/Intermarché Lagos terminou na terceira posição. Na competição masculina o Outsystems Olímpico de Oeiras conquistou o segundo lugar colectivo e a Associação Naval Amorense completou o pódio na terceira posição.