Flávio Martins conquistou o 1º lugar de levantamento de terra (300 kg) no World Championship WPC 2021. O novo campeão do mundo, trouxe a medalha de ouro para o Algarve, pois é atleta do Louletano Desportos Clube.
Também Florindo Pinheiro, atleta do mesmo clube, conquistou o 1º lugar em supino, na categoria de -90 kg Master 2 no World Championship WPC 2021.
Atletas e clube estão de parabéns!
Sobre o Louletano Desportos Clube
Fundado em 6 de Junho de 1923, o Louletano Desportos Clube nasceu de uma fusão de duas associações que se dedicavam à prática desportiva e social na então Vila de Loulé.
O objectivo dos Fundadores do Clube – liderados pelo Dr. Frutuoso da Silva, o 1º Presidente da Direcção do Louletano Desportos Clube – era a prática do futebol e as actividades sociais, nomeadamente jogos de salão e bailes.
Ao longo dos anos na modalidade surge como ex-libris do Clube: o Ciclismo (nomes como Joaquim Apolo, Valério Clara “Chocolateira”, Tenazinha e outros, ficaram na história do Clube e de Loulé por feitos então considerados quase heróicos pelo fervor popular em provas como a Volta a Portugal, por exemplo).
Com o 25 de Abril de 1974, o número de actividades desportivas e sociais do Clube aumentou, constituindo-se as equipas de futebol e basquetebol juvenil, de Xadrez, de Atletismo, etc., etc., foi a época da massificação extrema da prática desportiva – impulsionada pela novidade e pela apetência da população em participar e em contribuir com o desenvolvimento local.
Como consequência lógica desta massificação, de toda esta quantidade surgiu a qualidade.
E eis que na época de 1976/77 acontece um dos maiores feitos do historial do Clube: a Equipa de Iniciados de Futebol disputa a final do Campeonato Nacional, sagrando-se Vice-Campeã frente ao F.C.Porto (D 2-0). Para atingir esta classificação, clubes como o Sporting, o Belenenses, etc baqueiam frente a uma equipa formada só por jogadores de Loulé e cuja génese foram as Escolas de Futebol criadas em 1974.
Por essa altura o Louletano praticava, igualmente, Andebol, Futebol Sénior, (subida à 3ª Divisão Nacional), Atletismo, Rugby e Xadrez.
Em meados dos anos oitenta o Clube teve uma meteórica ascensão. A favorável conjectura económica que a Região Algarvia atravessou, aliada a um superior apoio, quer a nível de infra-estruturas quer financeiro, prestado pela edilidade Louletana e pelas grandes Empresas a laboraram no Concelho de Loulé, e ao reforço, em termos organizativos da estrutura do Louletano.
O Louletano torna-se o primeiro Clube a Sul do Tejo a vencer uma Volta a Portugal em Bicicleta, quer a nível individual (Cayn Theakston), quer por equipas (Volta de 1987).
São criados os Departamentos de Ginástica e de Natação, hoje Departamentos de grande vitalidade dentro do Clube, movimentando em conjunto, cerca de 1.500 desportistas, que, quer desde a vertente de recreação/manutenção, quer até na de alto rendimento, detêm um capital de prática desportiva de assinalável relevo a nível nacional e internacional, possuindo como consequência de todo este universo, diversos títulos e recordes nacionais e, inclusive, atletas que, com as cores da Selecção Nacional, obtiveram (e obtém) honrosas classificações a nível mundial.
É reforçada a aposta, futebolisticamente falando, nos escalões de formação, com especial carinho e relevo para a criação, em regime contínuo das Escolas de Futebol, que para além de proporcionarem a aprendizagem teórica e desportiva dos conceitos básicos da modalidade , cumprem uma função social de peso na Cidade de Loulé: a ocupação dos tempos livres de estudantes dos 5 aos 12 anos e julga-se estar no bom caminho – basta constatar as classificações das diversas equipas de futebol juvenil, ano após ano, para se concluir que o Louletano D.C. é uma potência, a nível nacional, neste âmbito.
Distinções
Em 29 de Novembro de 1989 o Louletano D. C. foi considerado Instituição de Utilidade Pública, o que podemos considerar como reconhecimento, por parte do Governo, pelo trabalho desenvolvido junto da população e que continua a desenvolver.
No ano de 1998 (ano em que o Louletano comemora as Bodas de Diamante) é atribuído mais um prémio de reconhecimento: “Melhor Clube Desportivo do Algarve”, sendo distinguido com a Medalha de Mérito Desportivo (27/07/98).
Outras distinções:
Sócio Honorário Associação Ciclismo de Algarve
Sócio Honorário Associação de Futebol Algarve
Sócio Honorário Associação Atletismo Algarve
Medalha de Mérito Municipal
Medalha de Bons Serviços Desportivos