A secção de boxe do Ginásio Clube de Tavira marcou presença, entre 7 e 9 de jullho, no torneio de Boxe Olímpico Internacional do Braga Open Boxing 2023.
O torneio contou com a participação de atletas oriundos de vários pontos da Europa, como Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, País de Gales, Hungria, Irlanda, entre outros.
Os atletas de boxe do Ginásio Clube de Tavira conquistaram na totalidade sete medalhas, uma de ouro, três de prata e três de bronze.
“Os apoios do Município de Tavira e da Junta de Freguesia de Tavira foram cruciais para que fosse possível a secção de boxe do Ginásio Clube de Tavira marcar presença nesta competição”, destaca o clube tavirense.
Como nasceu o Ginásio Clube de Tavira?
O Ginásio Clube de Tavira, a mais antiga agremiação desportiva da cidade (94 anos de existência), pautou-se desde a sua criação como um clube eclético na formação da juventude desportiva tavirense.
Tudo começou numa noite cálida do mês de Agosto de 1928 quando um grupo de jovens tavirenses ciosos pela prática desportiva – e hoje já todos desaparecidos (Abílio Encarnação, Renato Graça, Domingos Soares, José Nolasco, Teodoro Norato, José Leiria, Mário Palma e J. Pinhol) – se reuniam num dos bancos então existentes na Praça da República e discutiam as diversas atividades desportivas que gostariam de praticar e a necessidade de, para tal, se fundar um novo clube que desse suporte às mesmas.
A este grupo juntou-se posteriormente um outro que já participava nos cursos de ginástica que o major Vasco Braz de Campos, fundador da Liga de Educação Física do Sul de Portugal, vinha ministrando num pequeno ginásio que possuía na sua casa, na Avenida Mateus Teixeira de Azevedo.
Numa posterior reunião, mais alargada, a 19 de Outubro do mesmo ano, viria a consolidar-se a iniciativa, sendo resolvido criar uma nova associação em Tavira, de caráter desportivo que, consensualmente, se viria a chamar “TAVIRA GINÁSIO CLUBE”.
Discutidas as classes a praticar, o novel clube optou pelas modalidades de Ginástica, futebol, natação, remo e ténis – aquelas que eram do maior agrado dos fundadores.
Num artigo publicado a 18 de Janeiro de 1929 no jornal “Sport de Lisboa”, confirma-se qual terá sido a primeira direção do Ginásio Clube de Tavira, composta por: Jacques Pessoa, Jorge M. Neves, Abílio Costa Encarnação, Cláudio de Brito, J. Pinhal e Mário Aurélio Palma, sendo presidente J. Pinhol e o secretário, Mário Palma.