A 5.ª última etapa da 41.ª Volta ao Algarve em Bicicleta, uma ligação de 184,9 quilómetros, entre Almodôvar e Vilamoura, ganha por André Greipel (Lotto Soudal), coroou o britânico Geraint Thomas (Sky) como vencedor da prova.
Como se esperava, os “sprinters” ditaram leis na derradeira tirada da competição, disputada a uma estonteante velocidade de 43,392 km/h.
Na recta da meta, o numeroso público vibrou com um apertado “sprint” entre André Greipel e o belga Tom van Asbroeck (Lotto NL-Jumbo), com triunfo do germânico. O terceiro foi o holandês Raymond Kreder (Team Roompot).
O britânico Geraint Thomas cortou a meta integrado no pelotão e sucedeu ao polaco Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep) na galeria de vencedores da Volta ao Algarve.
O corredor natural do País de Gales concluiu a competição com 27 segundos de vantagem sobre Kwiatkowski e com 1.11 minutos relativamente ao português Tiago Machado (Katusha), que completaram o pódio.
As classificações secundárias ficaram com a mesma configuração que lhes foi dada pela etapa do Malhão.
Geraint Thomas leva para casa a “camisola verde”, da classificação por pontos, o colombiano Sergio Henao (Sky) enriqueceu a bagagem com a “camisola azul”, símbolo de melhor trepador, enquanto o italiano David Formolo (Cannondale-Garmin) foi o melhor jovem da Volta ao Algarve, conquistando a “camisola branca”. A “camisola laranja”, prémio para o melhor português, foi ganha por Tiago Machado.
(Agência Lusa)