O Festival de Caminhadas de Monchique está de regresso entre 1 e 4 de dezembro, após ter sido cancelado em junho passado devido ao risco de incêndio elevado que existia no território, para prestar “homenagem à água”, anunciou a autarquia.
A Câmara de Monchique adiantou que a alteração do evento para dezembro levou a organização – a cargo do município, com o apoio da Região de Turismo do Algarve, a Associação de Turismo do Algarve e a Associação Almargem – a fazer um “ajuste” ao programa, criando “novas propostas e novos percursos”.
Entre esses percursos e propostas estão, segundo o município, as “Caminhadas Micológicas”, para observar cogumelos, e “também atividades infantis”, que vão permitir uma “conjugação de caminhadas a temáticas diversas”.
O festival conta também com percursos “ricos em paisagens, informação e cultura” e realiza-se no âmbito do calendário anual do Algarve Walking Season, “um projeto regional de promoção conjunta de festivais de caminhadas no Algarve”.
Integra-se, igualmente, no projeto Revitalizar Monchique – Turismo como catalisador, financiado pelo Turismo de Portugal, sublinhou a Câmara do distrito de Faro num comunicado.