Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Desporto

Evenepoel trocou o arco-íris pela amarela e ameaça ‘tri’ no Algarve [vídeo]

“Parece que tive melhores pernas do que toda a gente, por isso estou super orgulhoso do meu contrarrelógio”, resumiu Evenepoel

19:41 17 Fevereiro, 2024 19:41 17 Fevereiro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Remco Evenepoel estreou-se a ganhar com a camisola de campeão mundial de contrarrelógio, consolidando-se como principal pretendente ao triunfo na 50.ª Volta ao Algarve em bicicleta, após uma quarta etapa em que arrasou os outros candidatos à geral.

A vitória do belga da Soudal Quick-Step nunca esteve em causa, já que, penúltimo a sair para a estrada para cumprir os 22 quilómetros do ‘crono’ em Albufeira, marcou os melhores tempos nos dois pontos intermédios, antes de cortar a meta em 27.09 minutos, conseguidos a uma ‘impossível’ média de 48,619 km/h.

🚴‍♂️🟨"Defending the yellow jersey is the most important," says Remco Evenepoel. 🇧🇪🏁 pic.twitter.com/Gy4mSrsgpu

— Volta ao Algarve (@VoltAlgarve) February 17, 2024

“É a minha primeira vitória com a camisola arco-íris. Estava muito motivado, porque havia muitos ‘tipos’ fortes na linha de partida. Parece que tive melhores pernas do que toda a gente, por isso estou super orgulhoso do meu contrarrelógio de hoje. Estou muito feliz”, resumiu, ainda a pedalar na bicicleta estática, após somar o quarto triunfo em etapas da ‘Algarvia’ – três deles em contrarrelógios – e o 52.º da carreira.

Só o jovem norte-americano Magnus Sheffield conseguiu ‘aproximar-se’ do campeão mundial da especialidade, ficando a 16 segundos, com o ‘habitué’ Stefan Küng (Groupama-FDJ), duas vezes campeão europeu (2020 e 2021) e vencedor do ‘crono’ da passada ‘Algarvia’, a ser terceiro, a 29.

No final da quarta etapa, Evenepoel trocou a camisola arco-íris pela amarela e, na véspera do final da 50.ª edição, tem a mais direta concorrência a uma distância dificilmente recuperável (salvo colapso) na subida ao Malhão: o até hoje líder e campeão em título Daniel Martínez (BORA-hansgrohe) está a 47 segundos e é seguido por um duo da Visma-Lease a Bike, o esloveno Jan Tratnik, terceiro a 1.12 minutos, e o belga Wout van Aert, quarto a 1.18.

O inédito contrarrelógio em Albufeira era uma verdadeira gincana, com permanentes ondulações no terreno, alterações de piso, curvas, rotundas, ‘cotovelos’, um percurso verdadeiramente impróprio para não especialistas e até para os especialistas que preferem rolar sem constantes mudanças de ritmo.

Se os primeiros ‘donos’ do melhor tempo provisório não baixaram dos 31 minutos, Edward Theuns (Lidl-Trek) foi o primeiro a ‘vulgarizar’ as marcas dos ciclistas que o precederam, com 29.03. O belga seria, no entanto, prontamente destronado pelo compatriota Julien Vermote (28.56), uma clara indicação de que a Visma-Lease a Bike queria apostar forte no ‘crono’.

Entre os ciclistas que foram chegando, as maiores desilusões foram Rafael Reis (Sabgal-Anicolor), o grande especialista do pelotão nacional, que haveria de ser 59.º no final, a 2.23 minutos do vencedor, e Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost), o campeão suíço que foi 20.º, a 1.20.

Arthur Kluckers (Tudor) ainda esteve algum tempo no ‘hot seat’, mas a sua marca foi pulverizada pelo promissor Isaac del Toro (UAE Emirates). O mexicano foi o primeiro a baixar dos 28 minutos (27.46) e ‘aguentou’ até a ‘pedalada’ de Filippo Ganna (INEOS), o campeão mundial de contrarrelógio em 2020 e 2021, que, apesar de ter feito melhor nos pontos intermédios, acabou por não confirmar essa ‘provisória’ superioridade na meta, sendo sexto no final, a 47 segundos de Evenepoel.

Outro INEOS, o norte-americano Magnus Sheffield, foi ameaçando na estrada o ‘reinado’ do último vencedor da Volta a França no Futuro, ao estabelecer as melhores marcas quer aos 7,1, quer aos 16,9 quilómetros, e acabou mesmo por destronar Del Toro, o quarto na etapa.

Nem Stefan Küng (Groupama-FDJ) conseguiu fazer melhor do que o norte-americano de 21 anos, que só perdeu mesmo para o supersónico Evenepoel. “Foi um ‘crono’ bastante impressionante por parte do Remco, penso que posso ficar satisfeito”, assumiu Sheffield, agora líder da juventude, após ter ultrapassado o português António Morgado (UAE Emirates), que é nono, a 1.39 minutos do primeiro e a cinco segundos da camisola branca.

Van Aert teve uma prestação abaixo do esperado – comprovou-se que disse a verdade quando revelou que não tinha tocado na ‘cabra’ no inverno -, sendo apenas 11.º, a um minuto do seu compatriota, mas subiu ao quarto lugar da geral.

“Temos de olhar para a classificação geral e ver o que é possível fazer”, declarou ‘WVA’, não rejeitando um ‘assalto’ ao pódio final da 50.ª Volta ao Algarve, nos 165,8 quilómetros da última etapa, que começa no domingo em Faro e termina no alto do Malhão.

Após o contrarrelógio, ficaram ‘eliminados’ da luta pela geral Tom Pidcock (INEOS), Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike) ou Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek), já a cerca de dois minutos de Evenepoel.

Leia também: Volta ao Algarve: Remco Evenepoel vence contrarrelógio e assume liderança

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
    “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
  • Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
    Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
  • Voto de Louvor reconhece percurso académico e cultural do são-brasense José d’Encarnação
    Voto de Louvor reconhece percurso académico e cultural do são-brasense José d’Encarnação
  • Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha
    Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha
  • Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira
    Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal