O jovem piloto russo que replicou uma saudação nazi no Campeonato Europeu de Karting, que decorreu este fim de semana em Portimão, divulgou um vídeo nas redes sociais a pedir desculpa pelo incidente e a explicar que “nunca apoiou o nazismo”.
“Quero pedir desculpa por tudo o que aconteceu. (…). De pé, no pódio, fiz um gesto que muitos entenderam como uma saudação nazista, mas isso não é verdade. Nunca apoiei o nazismo e considero-o um dos crimes mais terríveis cometidos contra a humanidade”, diz Artem Severiukhin.
Artem, de apenas 15 anos, que representou a Itália, diz que não consegue “explicar o que aconteceu”.
“Sei que sou culpado, sei que sou estúpido e estou pronto para ser castigado. Mas, por favor, entendam que não tinha a intenção de apoiar o nazismo ou o fascismo”, assume o jovem russo.
Artem Severiukhin foi filmado a estender o braço, replicando uma saudação nazi, e depois a rir-se. O momento aconteceu quando estava no pódio, depois de ter conquistado o primeiro lugar na categoria OK do campeonato da FIA, no domingo.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que abriu de imediato uma investigação ao comportamento do jovem russo.
A organização adiantou ainda que “irá comunicar brevemente as diligências que serão tomadas neste caso”.
A equipa Ward Racing, por quem Artem Severiukhin competia, divulgou também um comunicado nas redes sociais a dar conta da “rescisão do contrato de corrida” com o piloto.
“A Ward Racing está profundamente envergonhada com o comportamento do piloto, que condena da forma mais forte possível (…). As suas ações foram pessoais e não representam, de maneira alguma, a visão e os valores da Ward Racing. Pelo contrário, a Ward Racing apoia a comunidade internacional na condenação à invasão da Ucrânia pela Rússia”, lê-se no comunicado da equipa sueca.
Em Portimão, o kartódromo, anexo ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), recebeu entre sexta-feira e domingo, a primeira das seis etapas do Campeonato Europeu de Karting, nas categorias para os mais jovens, de OK e OK-Júnior.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL