O Clube Oriental de Pechão (COP) conseguiu, pela primeira vez na sua história, chegar ao pódio numa prova colectiva. O terceiro lugar conseguido no recente campeonato nacional feminino da 2ª divisão de pista coberta, que se disputou em Pombal, é o melhor resultado de sempre do clube e um dos melhores registados por equipas algarvias.
Quase a completar 68 anos o COP, que já tem o seu lugar de destaque no atletismo nacional fruto dos grandes resultados ao nível da disciplina de marcha, nomeadamente através de Ana Cabecinha, entra agora também na história das outras disciplinas da modalidade.
Individualmente, a grande figura do campeonato foi a atleta do Oriental de Pechão Fatoumata Diallo, que venceu os 400 metros (56 segundos e 87 centésimos), marca que passa a ser recorde nacional de Juvenis na distância, e que, com 25 segundos e 17 centésimos, se tornou igualmente na segunda atleta juvenil de sempre nos 200 metros.
Todas as atletas do COP exibiram-se a grande nível, tendo obtido quatro vitórias, tantas como a equipa vencedora, em 14 provas disputadas. Destaque igualmente para as marchadoras Ana Cabecinha, que “ajudou” a equipa nas provas de corrida, depois de ser segunda nos 1.500 metros e foi destacada vencedora nos 3 mil metros (10.10,40), e Laura Leal, que venceu os 3 mil metros Marcha (14.34,02).