Vila Real de Santo António (VRSA) recebe, entre os dias 20 e 22 de Maio, o Campeonato da Europa de Estrada de Atletismo Masters (Veteranos). Esta, que será a 15ª edição da competição, adivinha-se uma das mais disputadas da história do atletismo europeu, tendo em consideração que estão inscritas mais de duas dezenas de federações.
O evento regressa a VRSA 11 anos depois, sendo esperada a presença de 10 mil pessoas entre participantes, organização, dirigentes, técnicos e acompanhantes.
Durante três dias, três mil atletas dos 28 estados membros, irão disputar provas de corrida (10 quilómetros e meia maratona), provas de marcha (10 quilómetros, 20 quilómetros – femininos e 30 quilómetros – masculinos), provas de cross (estafeta por equipas de corta mato) e também uma “color run” de 5 quilómetros.
As competições têm início no dia 20, às 8.30 horas, com as provas de marcha em femininos, seguindo-se, pelas 10 horas, igual distância para os escalões masculinos. Às 18 e às 19 horas estão marcados os percursos de corrida.
No sábado, dia 21, serão realizadas as competições de cross, a partir das 8.30 horas, e os 20 quilómetros femininos e 30 quilómetros masculinos em marcha, ambas marcadas para as 17 horas.
O torneio termina no dia 22 com a meia-maratona em masculinos e femininos, às 8.30 horas. Todas as provas irão estar centradas nos trajectos da estrada da mata, que liga a cidade de VRSA a Monte Gordo.
A poucos dias da competição, são já vários atletas se associaram à promoção do evento, entre os quais se destacam os actuais Campeões Nacionais de Estrada Dulce Félix, do SL Benfica, e Rui Silva, do Sporting CP.