O Campeonato do Mundo de futebol de 2030 vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, anunciou esta quarta-feira a FIFA, após a reunião do Conselho do organismo.
“O Conselho da FIFA decidiu unanimemente que a única candidatura elegível é a conjunta entre Portugal, Espanha e Marrocos, que irá organizar a competição em 2030”, refere a FIFA em comunicado divulgado no site oficial.
Na mesma nota, o organismo revelou ainda que Uruguai, Argentina e Paraguai vão receber três jogos desse Mundial, como forma de “celebrar o centenário” da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.
“Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir-se. O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário do Campeonato do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada do Mundial FIFA 2030″, referiu o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Infantino confirmou que será o Estádio Centenário de Montevideu, no Uruguai, a receber o primeiro jogo. A escolha simboliza o facto de ser sido aí que se jogou a primeira final da prova, em jogo em que o Uruguai venceu por 4-2 a Argentina.
De recordar que esta candidatura esteve envolvida numa pequena polémica, depois de, Portugal e Espanha terem sugerido no início uma candidatura conjunta com a Ucrânia. Essa ideia acabou por cair e foi Marrocos o país que se juntou à candidatura.
Leia também: Português recordista do Guinness vem de Caminha a Portimão de patins em linha sem cair