A Taça Regional do Algarve de Maratonas BTT (XCM) iniciou-se no passado domingo, dia 12 de Fevereiro, em Castro Marim.
O BTT Loulé/BPI/Elevis apresentou-se com os seus trunfos para manter a tradição de ser uma das melhores e maiores formações BTTisticas nacionais.
Num traçado inicialmente previsto para 65 quilómetros e um acumulado de 1650 D+, a intempérie registada obrigou a alteração do mesmo para 58 quilómetros com desnível acumulado de aproximadamente 1200 D+, o que apesar de aparentar uma prova relativamente fácil, o estado do piso dificultou bastante todos os que participaram. Esta prova também contou com a participação de um grande número de atletas espanhóis.
Numa época onde a principal novidade por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo foi a inclusão na competição de XCM dos escalões mais jovens (Juniores e Sub-23 anos) e a divisão dos escalões Masters intervalados a cada cinco anos, o pelotão regional já se mostrou mais rico em número e a qualidade acompanhou a quantidade.
Com 38 elementos inscritos, (20% do pelotão) nos mais variados escalões, a equipa de Loulé voltou a pintar não só os “Trilhos de Castro Marim” com o seu amarelo, mas também os pódios foram desta cor decorados, sendo que em 12 pódios possíveis, esta formação do BTT Loulé/BPI/Elevis esteve presente em dez, nos quais em nove foram os vencedores.
Para além da vitória em Juniores, destacam-se todos os elementos que correram pela primeira vez numa prova de XCM neste escalão, pois os oito elementos seleccionados para a mesma, terminaram nos oito primeiros lugares.
Classificações dos atletas louletanos:
Juniores
– 1º Rafael Rita
– 2º Márcio Peralta
– 3º André Cruz
Sub-23
– 1º Filipe Francisco “Xato”
– 2º Pedro Melo “Kamikase”
Elites
– 3º Andrew Henriques
Elites Femininas
– 1ª Celina Carpinteiro
Masters 30
-1º Tiago Gabriel
Masters 30 Femininas
1ª Andreia Freitas
Masters 40
1º Filipe Salvado
3º David Marrachinho
Masters 40 Femininas
1ª Elizete torpoes
Masters 50
1º Mário Sebastião “Kota”
3º Duarte Palma
Masters 60
1º Rens Grevenstuk