O Boavista, da I Liga, apurou-se hoje para a fase de grupos da Taça da Liga de futebol, ao triunfar na receção ao também primodivisionário Portimonense, por 2-0, no derradeiro encontro da segunda fase da prova.
Numa noite chuvosa no Estádio do Bessa, que voltou a ter público ao fim de 17 meses, Tiago Morais ‘bisou’, aos oito e 73 minutos, superando João Vieira Pinto (18 anos e 21 dias) como o mais novo de sempre (17 anos e 332 dias) a marcar pelos ‘axadrezados’.
Em pleno dia de comemoração do 118.º aniversário, e uma semana após ter eliminado o Marítimo (1-0), o Boavista alcançou a fase de grupos da Taça da Liga pela segunda vez em nove presenças.
Já o Portimonense, que tinha vencido a Académica, da divisão inferior, na ronda anterior (2-1), ficou cedo arredado da competição profissional mais jovem do futebol nacional, na qual foi semifinalista em 2015/16, a uma semana do início da edição 2021/22 da I Liga.
Os anfitriões entraram enérgicos e celebraram aos oito minutos, quando Ricardo Mangas descobriu na esquerda Yusupha, que cruzou rasteiro para uma emenda em esforço de Tiago Morais ao segundo poste, contrariando o equilíbrio dominante na primeira parte.
Em fase de afinação de plantéis e rotinas, as duas equipas mostraram poucas soluções para desequilibrar no último terço, tirando uma investida algarvia aos 28 minutos, com Rafael Bracali a antecipar-se a um passe em rutura de Carlinhos para Renato Júnior.
O Portimonense, que teve o treinador Paulo Sérgio a cumprir castigo, tentou acelerar a circulação de bola no reatamento, mas mostrou-se inofensivo perante a coesão de um Boavista repleto de juventude, impedido de inscrever reforços e com figuras ausentes.
Sem sobressaltos defensivos, o conjunto de João Pedro Sousa fechou as contas aos 73 minutos, com Tiago Morais, livre de marcação, a aproveitar o desvio imperfeito de Willyan a um cruzamento do canhoto Yanis Hamache para bater novamente Samuel Portugal.
Jogo no Estádio do Bessa, no Porto
Boavista – Portimonense, 2-0
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, Tiago Morais, 08 minutos.
2-0, Tiago Morais, 73.
Equipas:
– Boavista: Rafael Bracali, Javi García, Jackson Porozo, Ricardo Mangas, Pedro Malheiro, Tomás Reymão, Sebastián Pérez (Francisco Pereira, 83), Yanis Hamache, Tiago Morais, Luís Santos (Miguel Reisinho, 78) e Yusupha (Jeriel De Santis, 68).
(Suplentes: João Gonçalves, Miguel Reisinho, Jeriel De Santos, Breno, Alexandre Moutinho e Francisco Pereira).
Treinador: João Pedro Sousa.
– Portimonense: Samuel Portugal, Lucas Possignolo, Willyan, Filipe Relvas, Fahd Moufi, Henrique Jocú (Pedro Sá, 72), Giannelli Imbula (Lucas Fernandes, 62), Jafar Salmani (Anderson, 62), Carlinhos (Luquinha, 72), Aylton Boa Morte e Renato Júnior (Beto, 62).
(Suplentes: Kosuke Nakamura, Lucas Fernandes, Fabrício, Anderson, Beto, Luquinha, Pedro Sá, Sana Gomes e Bruno Reis).
Treinador: Bruno Veríssimo.
Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Giannelli Imbula (29), Henrique Jocú (45+1), Fahd Moufi (55), Sebastián Pérez (55), Pedro Malheiro (79), Willyan (82) e Jeriel De Santis (90+2).
Assistência: 1.068 espetadores.