As contas do título na I Liga portuguesa de futebol passam esta sexta-feira pelo jogo ‘grande’ entre o líder Benfica e o campeão FC Porto, a partir das 18:00, no dia em que arranca a 27.ª jornada da competição.
As atenções estão quase todas viradas para o relvado no Estádio da Luz, em Lisboa, onde o clássico pode acentuar diferenças e abrir o caminho do título às águias, ou, em contraponto, fazer renascer a esperança dos dragões, a 10 pontos da liderança.
O treinador benfiquista Roger Schmidt tem o efetivo quase a 100%, com Gonçalo Guedes, reforço de inverno, a continuar de fora, mas no FC Porto, Sérgio Conceição tem em dúvida os lesionados Zaidu, João Mário e Evanilson, enquanto Diogo Costa e Pepe vão a jogo, segundo indicou o técnico.
Antes do clássico, arbitrado por Artur Soares Dias, a ronda, de fim de semana pascal, abre com a receção do lanterna-vermelha Santa Clara ao Vizela (oitavo), a partir das 14:30 locais (15:30 em Lisboa) com os açorianos, que não vencem desde 14 de novembro, desesperados por pontos.
Mais tarde e também hoje, o Boavista (12.º) recebe o Vitória de Guimarães (sexto), com os vimaranenses num ‘taco a taco’ com o Arouca, ambos com os mesmos 41 pontos, na luta pelo quinto lugar e perseguidos, a três pontos, pelo Casa Pia.
Nesta 27.ª jornada, o Sporting de Braga, terceiro, a dois pontos do FC Porto, recebe no sábado o Estoril Praia (15.º), e o Sporting, quarto – que se atrasou a meio da semana na luta pelos lugares de ‘Champions’ – visita no domingo o Casa Pia.