Pela oitava vez na sua história o Autódromo Internacional do Algarve irá receber aquele que é derradeiro campeonato de acesso ao MotoGP, o FIM JuniorGP.
O fim de semana de 22 e 23 de junho marcará mais uma passagem deste competitivo campeonato, que se estreou no asfalto do circuito junto a Portimão em 2014 e onde a caminho do MotoGP pilotos como Fabio Quartararo, Joan Mir ou Pedro Acosta conquistaram vitórias.
Considerado como o derradeiro campeonato de acesso ao MotoGP o desde 2022 denominado FIM JuniorGP tem selo mundial para as Moto3 e é considerado como campeonato europeu para as Moto2, sendo mesmo o único campeonato internacional que utiliza as Moto2 para além do mundial.
Nas suas grelhas estão ainda as motos preparadas para cumprir os requisitos do regulamento Superstock 600 e ainda a European Talent Cup, competição destinada aos pilotos mais jovens e que serve como ‘porta de entrada’ para a ascensão ao JuniorGP.
No seu ‘paddock’ estão quase todas as equipas que alinham no mundial MotoGP, em especial as estruturas que integram as grelhas de partida em Moto3 e Moto2 que têm no FIM JuniorGP as suas equipas ‘junior’ para preparar os pilotos para o mundial.
Em 2024 o FIM JuniorGP terá sete provas no seu calendário visitando três países distintos: Portugal, Espanha e Itália.
Leia também: Autódromo Internacional do Algarve recebe segunda prova do calendário de MotoGP em 2024