A velejedora Mariana Pinto, atleta do Clube Naval de Portimão e da seleção Nacional da classe Optimist, sagrou-se vice-campeã do mundo no Campeonato do Mundo Optimist 23, que se realizou em Espanha.
Além do excelente resultado para a vela de Portimão, do Algarve e de Portugal, a velejadora Mariana Pinto, torna-se, assim, a primeira jovem feminina em Portugal, a ser vice-campeã do mundo, na classe.
O Campeonato do Mundo da Classe Optimist decorreu entre 15 e 25 de julho, na Costa Brava, em Espanha. é
No evento, marcaram presença 248 velejadores provenientes de 57 países. Portugal esteve representado por 5 atletas, que contaram com o apoio de Rui Sancho (Treinador) e Hugo Rosa (Team Leader).
A velejadora do Clube Naval de Portimão, Mariana Pinto foi vice-campeã do mundo entre a frota feminina. Atleta ficou a apenas dois pontos do título, depois de ter liderado grande parte dos dias, que é também o melhor resultado português nesta prova. Em termos de classificação geral terminou portanto no 28º lugar.
A competirem as finais no grupo de prata, Tomás Pacheco (Clube de Vela de Viana do Castelo) classificou-se na 107º posição. Enquanto Leonor Lopes (Clube Náutico de Tavira) foi 119º.
Miguel Plantier, da Associação Naval de Lisboa, foi 147º na frota de bronze e Nuno Simão (Clube Náutico de Tavira) 204º. Este jovem velejador teve problemas físicos que não lhe permitiram realizar algumas regatas.