A surfista olímpica portuguesa Yolanda Hopkins ‘carimbou’ esta quinta-feira a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024, ao atingir as meias-finais dos Jogos Mundiais de surf, algo que “parecia um sonho tão distante”.
“É incrível, parecia um sonho tão distante e hoje aconteceu. Nem tenho palavras”, declarou a surfista, citada em comunicado da Federação Portuguesa de Surf.
Hopkins, de 25 anos e natural de Faro, foi quinta classificada em Tóquio2020, na estreia da modalidade no programa olímpico, e esta quinta-feira garantiu que vai acompanhar Teresa Bonvalot, que já estava apurada, na competição que se disputará no Taiti.
Nessa hora, agradeceu à família e ao treinador, John Tranter, por via do ‘surf camp’ que gere, o Pig Dog, pelo apoio “nos momentos difíceis”, num caminho até à qualificação mais duro do que o diploma em Tóquio2020 fazia prever.
Também o presidente da federação, João Aranha, destacou o muito trabalho para esta qualificação, que deixa todos “eufóricos”.
Ainda assim, mostrou ambição e esperança na qualificação masculina, com Frederico Morais e Guilherme Fonseca ainda em jogo na qualificação masculina, além da luta pelo título mundial para Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, até domingo em Arecibo, Porto Rico.
Hopkins venceu a sua bateria nos quartos de final do quadro principal para chegar às meias-finais e garantir uma das sete vagas em jogo nesta competição, enquanto Teresa Bonvalot foi relegada para as repescagens, ainda que continue em prova e na luta pelo título.
Com menos sorte esteve Francisca Veselko, que caiu nas repescagens, não conseguindo uma das duas vagas para seguir em frente, que ficaram para a israelita Anat Lelior e para a brasileira Luana Silva.
No quadro masculino, Guilherme Fonseca e ‘Kikas’ avançaram duas rondas nas repescagens, mas estão ainda a seis baterias para a final deste quadro.
Os Jogos Mundiais decorrem nas praias de La Marginal e Margara, em Arecibo, Porto Rico, até domingo, oferecendo vagas olímpicas para Paris2024.
Nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio2020, na estreia do surf como modalidade olímpica, a equipa nacional conseguiu apurar três atletas, dois no quadro feminino, Teresa Bonvalot (nona classificada) – já classificada para Paris2024 – e Yolanda Hopkins (quinta), e um no masculino, Frederico Morais, que não participou por ter contraído covid-19 na altura da competição.
Os Jogos Olímpicos Paris2024 estão agendados para decorrer entre 26 de julho e 11 de agosto.
Leia também: É fã de Fórmula 1? Veja aqui o calendário e não perca nenhuma data!