Os VI Jogos de Quelfes envolvem cerca de 1.500 alunos de cinco concelhos algarvios que estão a competir em diversas modalidades com o objectivo de promover o olimpismo. As provas iniciaram-se na passada quarta-feira e prolongam-se até domingo.
A Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, foi palco para uma das modalidades dos Jogos: o Lenço Grego, que consiste na participação de dois jogadores com o objectivo de apanhar um lenço que se posiciona nas costas do oponente. Nesta modalidade, que contou com 64 inscrições, as medalhas de ouro e prata foram para duas jovens olhanenses e as duas de bronze para duas meninas do concelho de Loulé. Já as primeiras três medalhas para os rapazes ficaram em Olhão e a segunda de bronze foi para um louletano.
Os Jogos de Quelfes integram cerca de 1.500 alunos, entre os oito e os 10 anos, que frequentam escolas dos concelhos de Olhão, Tavira, Faro, Loulé e S. Brás de Alportel, e inclui modalidades como a natação, o futebol, a esgrima, o basquetebol, o andebol, atletismo e o já referido lenço grego.
A grande novidade desta edição foi a integração das modalidades paralímpicas natação e boccia, chamando assim a atenção para a igualdade de oportunidades e inclusão desportiva.
A abertura oficial dos Jogos aconteceu no passado sábado e estes já se encontram na recta final.
A autarquia olhanense refere em nota de imprensa que “o balanço desta sexta edição, apesar de ainda não ter terminado, já é considerado positivo. Com o sucesso evidente, a expansão dos Jogos já se encontra em progressão”.
O seu fundador, Gustavo Marcos, faz questão de salientar que já no próximo ano haverá “uma co-organização de sete municípios, ou seja, para além dos cinco que já temos este ano, participarão também Vila Real de Santo António e Ayamonte”.
Os Jogos decorrem até domingo, dia da cerimónia de encerramento em S. Brás de Alportel, pelas 16 horas, no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires.