Durante três dias, a aldeia de Alta Mora acolheu dez mil visitantes dos quatro cantos do mundo no Festival das Amendoeiras em Flor, que decorreu entre 2 e 4 de fevereiro, garantindo casa cheia.
Foi a consolidação do festival que “deve ser assumido como um dos maiores eventos de época baixa da região, é neste momento um dos grandes fatores da serra algarvia e um forte contributo para o seu desenvolvimento”, disse a vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, acrescentando que “os financiadores devem medir este impacto e apoiar ao máximo a sua projeção nas próximas edições”.
“O sucesso do Festival das Amendoeiras em Flor começou há 20 anos com a exploração turística de percursos homologados pela Associação Odiana, uma iniciativa pioneira na região, que se tem traduzido numa das melhores formas de atrair visitantes ao território”, explica a autarquia em comunicado.
Os passeios pedestres das amendoeiras em flor foram a iniciativa percursora deste festival, que não conseguiam dar resposta ao número de interessados que aumentava de ano para ano.
Em 2020, com a chancela do programa “365 Algarve”, nasceu então o Festival das Amendoeiras em Flor. Já sem este apoio, foi retomado em 2023 com o compromisso financeiro do Município de Castro Marim e este ano coadjuvado pelo Turismo de Portugal, um apoio que a entidade organizadora da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) espera que se mantenha.
Além das caminhadas, outro dos destaques do festival tem sido a Torta de Amêndoa Gigante, este ano com 42 metros, apadrinhada pelo chef Francisco Siopa, um dos criadores do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos, e confecionada por uma pasteleira local, em colaboração com alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António de várias nacionalidades.
Chef Francisco Siopa realizou também demonstrações de alta pastelaria com produtos endógenos
O chef Francisco Siopa realizou também demonstrações de alta pastelaria com produtos endógenos no recinto, como a torta de alfarroba.
Outra das preocupações desta iniciativa é a valorização de agentes culturais locais. Artistas, artesãos e produtores locais preenchem a diversificada programação dos três dias com animação de rua, música, teatro, dança, gastronomia, exposições, artesanato e agricultura.
O programa pretende ainda dar destaque ao mercado e aos produtos da região como o mel, os frutos secos e a doçaria, além do artesanato como a cestaria, com artesãos a trabalhar ao vivo, workshops e recriações.
Estrategicamente existe o objetivo de promover e revitalizar os valores, tradições e identidade do território, privilegiando a amêndoa como um dos produtos algarvios mais emblemáticos.
O Festival das Amendoeiras em Flor, em Alta Mora, é um evento organizado pela ARCDAA, com o apoio do Município de Castro Marim, da Junta de Freguesia de Odeleite e de muitos voluntários e residentes com espírito de missão pelo combate ao despovoamento e desertificação.
A transformação do festival contribuiu para a amplificação da rede móvel disponível, servindo para uma promoção e divulgação mais direta e eficaz.
“É um festival que promete alavancar a pequena economia e dar sentido às sucessivas estratégias de desenvolvimento rural, só possível porque há quem acredite, trabalhe e aja, com entrega e alma”, conclui Filomena Sintra.
Leia também: Marcha Corrida de Castro Marim atraiu mais de 600 pessoas que passaram por paisagens únicas