Alexandre Azinhais, da Albufeira Racing Team foi o português mais bem classificado no final da primeira etapa mauritana da África Eco Race em todo-o-terreno, subindo duas posições e concluindo na 10.ᵃ posição da geral em motos.
No final da etapa de 744 quilómetros que ligou Dakhla a Tiwilit, Azinhais foi o terceiro classificado, a 05.19 minutos do vencedor, o italiano Paolo Ceci (Honda), permanecendo o melhor português na geral, a 4:44.44 horas do líder, o sul-africano Gev Teddy Sella (KTM).
“Foi um dia muito bom. Sentimo-nos muito bem os dois e conseguimos um excelente ritmo desde os primeiros quilómetros. O dia de descanso foi muito positivo para recuperar energia e entrámos com o pé direito na Mauritânia. Ser terceiro é uma sensação fantástica mas acima de tudo o importante é que estamos os dois a recuperar posições na prova.” comentou Alexandre Azinhais na chegada ao acampamento em Tiwilit, uma localidade perto de Nouakchott e com o Atlântico novamente por perto.
Na primeira etapa disputada na Mauritânica, Didier Frederico conseguiu recuperar 10 posições, terminando a etapa em 11.º, a 1:44.17 horas do vencedor.
Mais distante, João Pós de Mina, 19.º na tirada, subiu uma posição, para 21.°, imediatamente à frente de Sérgio Castro, que segue em 22.°, ficando ambos a mais de nove horas do líder.
O África Eco Race prossegue esta terça-feira na Mauritânia, com uma etapa de 439 quilómetros (especial de 414 quilómetros) com partida e chegada em Tiwilit.