A quarta edição do ALUT – Algarviana Ultra Trail iniciou-se no dia 25 de novembro, pelas 16:30, no Cabo de São Vicente em Sagres. A entrega de prémios teve lugar no dia 28, pelas 14:30, em Alcoutim. Pelo caminho os atletas tiveram de percorrer 300 quilómetros pela Via Algarviana, passando por trilhos seculares de imensurável beleza.
O evento de ultra trai l running contou com a participação de quase 100 atletas, mas apenas 42 a solo conseguiram chegar ao fim no limite de 72 horas.
O primeiro atleta a concluir a prova foi Rui Sequeira, vencedor da quarta edição ALUT, tendo realizado a prova em 47 horas e 17 minutos.
No setor feminino, Carla André foi a vencedora, após 59 horas e 37 minutos de prova. Em estafeta, venceu a equipa C.D.C. NAVE – Trail Running, que finalizou a prova em 35 horas e 9 minutos.
O ALUT desenvolve-se numa grande rota pedestre, a Via Algarviana, que atravessa nove municípios e mostra aquilo que é o interior do Algarve. Bruno Rodrigues, diretor da prova, explicou que esta foi organizada para “receber as pessoas no Algarve, para mostrar o Algarve e esse objetivo foi totalmente atingido”.
Este ano, a prova ficou marcada pela inversão da direção, tendo decorrido no sentido Atlântico – Guadiana, o que elevou o grau de dificuldade, devido ao percurso final ser muito mais exigente do que o inicial.
A quarta edição da prova mais longa de Portugal foi a que teve mais elementos do género feminino (13), tendo contado com atletas de 11 nacionalidades: portuguesa, brasileira, canadiana, dinamarquesa, espanhola, finlandesa, francesa, inglesa, luxemburguesa, polaca e romena.