O ator demitiu-se de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas após agredir Chris Rock, na cerimónia de entrega dos Óscares.
A notícia foi avançada esta sexta-feira pela Variety, que cita um comunicado do ator.
“Respondi diretamente ao aviso de uma audição disciplinar da Academia e vou aceitar plenamente todas quaisquer consequências pela minha conduta. As minhas ações (…) foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis“, adiantou Will Smith.
“Traí a confiança da Academia. Privei os outros nomeados e vencedores de terem tido a oportunidade de celebrarem e serem celebrados pelo seu trabalho extraordinário”, disse o ator. “Por isso, demito-me da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho considere apropriadas”, acrescentou no comunicado.
“A mudança leva tempo e estou e comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência se sobreponha à razão”, salientou.
“Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção pelas suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”, sustentou.
A Academia tinha anunciado esta semana que Will Smith estava a ser alvo de um processo disciplinar por violações contra os padrões de conduta do grupo. A ação disciplinar podia incluir uma suspensão ou expulsão.
WILL SMITH RECUSOU ABANDONAR A CERIMÓNIA
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas disse, na quarta-feira, que Will Smith foi convidado a abandonar a cerimónia dos Óscares depois de agredir Chris Rock, mas que este se recusou a fazê-lo.
Muitos questionam o motivo pelo qual Will Smith foi autorizado a permanecer sentado na primeira fila dos Óscares após o incidente. Na quarta-feira, a Academia explicou que tentou retirar o ator da plateia.
“As coisas desenrolaram-se de uma maneira que não poderíamos ter previsto”, disse a Academia.
“Gostaríamos de esclarecer que o Sr. Smith foi convidado a abandonar a cerimónia e recusou, também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente”.
CERIMÓNIA DOS ÓSCARES MARCADA POR AGRESSÃO DE WILL SMITH
A cerimónia dos Óscares de domingo passado ficou marcada pelo momento insólito em que Will Smith subiu ao palco para esbofetear Chris Rock.
O comediante fez uma piada sobre o cabelo da mulher do ator. Will Smith não terá gostado, uma vez que a mulher, também atriz, tem o cabelo rapado porque sofre de alopecia, uma doença que causa a queda repentina de cabelo.
O ator subiu ao palco, interrompendo o discurso de Chris Rock, e esbofeteou-o. No regresso ao seu lugar, gritou “deixa o nome da minha mulher fora da tua boca”, deixando a sala em silêncio.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL