Os alunos da Universidade Sénior de Alcoutim deslocaram-se ao Oceanário de Lisboa, no dia 25 de junho, como visita de final de ano.
O passeio incluiu um almoço no centro comercial Vasco da Gama, seguido de uma caminhada pelo Parque das Nações até ao Oceanário. Guiados por educadoras marinhas, os participantes exploraram diversos habitats e espécies marinhas, adquirindo conhecimentos sobre os modos de vida das diferentes espécies.
O encerramento do ano letivo foi também celebrado com um jantar no Espaço Guadiana, no passado dia 28 de junho. A noite começou com uma visita à Casa dos Condes – Biblioteca Carlos Brito, onde os alunos puderam apreciar a exposição dos seus trabalhos realizados ao longo do ano.
Em seguida, os participantes da USA desfrutaram de um jantar servido pelo Restaurante Casa da Mirela. Para finalizar a noite, assistiram à peça de teatro “Até parece uma revista!”, apresentada pela companhia de teatro Farrapo d’Arte, que homenageou figuras importantes da revista portuguesa.
A Universidade Sénior de Alcoutim (USA), uma parceria conjunta com a Odiana, o Município de Alcoutim e a Alcance, é um projeto social que visa “proporcionar aos idosos do concelho de Alcoutim um conjunto de atividades de caráter social, educativo e cultural”.
“O principal objetivo é ocupar de forma enriquecedora os seus tempos livres, promover o convívio e a inclusão da comunidade, e fomentar a aprendizagem e a partilha de saberes entre todos os participantes”, explica a Odiana em comunicado.
Ao longo do ano letivo 2023/2024, a USA desenvolveu uma variedade de atividades, com destaque para as artes manuais. Cursos como macramé e bordados, pintura, artes manuais, artes decorativas e arraiolos foram dinamizados, permitindo aos participantes aprenderem novas técnicas e aplicarem-nas em criações únicas.
Estes cursos incentivaram a imaginação e a criatividade dos seniores, resultando em trabalhos artísticos que valorizam as tradições locais. Adicionalmente, o curso de informática proporcionou aos participantes competências essenciais para a navegação na internet e nas redes sociais, aumentando a sua literacia digital e facilitando a comunicação no mundo digital.
“A Universidade Sénior de Alcoutim tem sido fundamental para o desenvolvimento social e cultural do concelho, promovendo a inclusão e o bem-estar dos idosos”, realça a Odiana.
“As atividades desenvolvidas durante o ano letivo enriqueceram a vida dos participantes, fortaleceram os laços comunitários e preservaram as tradições locais”, conclui.
Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba o que fazer para se proteger