O concelho de São Brás de Alportel vai estar presente na “Festa do Outono de Serralves” que decorre este fim de semana, dia 23 e 24 de setembro, no Porto, representando as aldeias de Portugal localizadas no Algarve. A serra de São brás, com núcleo em Parizes, integra a rota das Aldeias de Portugal, revelando os saberes e sabores antigos da região.
Este ano, a Festa do Outono de Serralves conta com a presença das “Aldeias de Portugal” e irá receber no núcleo rural do Parque as aldeias que integram esta marca/projeto que dá a conhecer o património das aldeias classificadas pela sua genuinidade.
Entre as 10:00 e as 19:00, o Parque de Serralves vai receber gratuitamente os visitantes que vão receber postais alusivos das “aldeias de Portugal” para podem enviar para amigos e familiares nos mais diversos cantos do país.
Ao longo dos dois dias, cada aldeia vai apresentar o seu potencial e interesse.
São Brás de Alportel vai participar no domingo com uma mostra de artesanato e identidade.
A Festa do Outono de Serralves visa sensibilizar o público para a sustentabilidade ambiental, a cultura rural e a vivência agrícola, pelo que há outras propostas sobre o património das “Aldeias de Portugal”.
A chamada “Broa Mimosa” do Boco, por exemplo, será dada a conhecer como símbolo dessa localidade do município de Vagos logo no sábado de manhã, seguindo-se uma apresentação sobre os cruzeiros de São Vicente Pereira, antigos marcos dos itinerários pedestres dessa freguesia de Ovar.
A rematar a passagem pela “Festa do Outono”, estarão duas iniciativas relacionadas com uma tradição que a UNESCO reconheceu em 2019 como Património Cultural Imaterial da Humanidade: os caretos de Podence e as máscaras que eles usam no Entrudo Chocalheiro dessa “Aldeia de Portugal” situada em Macedo de Cavaleiros.
Especialistas na matéria estarão no espaço da ATA para ensinar a pintar as peças que, em cada Carnaval, garantem o anonimato de quem se veste de careto.
Após essa atividade, a festa em Serralves encerrará com uma autêntica “chocalhada”, que é o ritual pagão com que essas figuras de traje colorido saltam e dançam pelas ruas de Podence para expurgar os males da comunidade, purificar a aldeia e apelar à fertilidade.
Leia também: São Brás de Alportel celebra a sua história e identidade durante um mês. Saiba tudo