António Costa Valente, professor da Universidade do Algarve, investigador do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e diretor do Festival de Cinema AVANCA, foi distinguido com o “Premio Mobilità dei Giovani Europei nei Festival Cinematografici” pelo seu empenho na promoção de talentos emergentes.
“Tendo sido membro do Júri Internacional do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Montecatini em Itália, ocupando-se da promoção de intercâmbios culturais entre jovens cineastas portugueses e italianos, foi distinguido por este festival transalpino em cerimónia decorrida no Pavilhão Italiano do Hotel Excelsior no Lido de Veneza, promovido em colaboração com a Direção Geral de Cinema e Audiovisual de Itália e a Cinecittà”, explica o Festival AVANCA em comunicado.
O Festival de Montecatini é o mais antigo festival de curtas-metragens em atividade, comemorando a sua edição 74 em novembro próximo.
A apresentação desta nova edição decorreu no contexto do também mais antigo dos grandes festivais de cinema do mundo. O Festival de Cinema de Veneza comemora este ano a sua edição 81.
António Costa Valente está em Veneza integrando o Júri Europa Cinemas da “Giornate Degli Autori” do Festival de Cinema que integra a “Biennale di Venezia”.
Leia também: Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel