Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura

Preparados para viver em Liberdade? Vem aí “Uma no crava, outro na ditadura”

Um espectáculo de teatro experimental sobre viver em Liberdade, que resulta de um acto performativo da autoria de Carla Moreira e Cobramor

10:53 14 Abril, 2024 10:53 14 Abril, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A associação cultural Ideias do Levante (Lagoa), em parceria com a associação C.A.L. (Albufeira) e com o apoio do Município de Lagoa (Algarve), irá apresentar no dia 18 de maio de 2024, no Centro Cultural Convento S. José, em Lagoa (Algarve), pelas 16:00, um espectáculo de teatro experimental sobre viver em Liberdade intitulado “Uma no crava, outro na ditadura”, que resulta de um acto performativo da autoria de Carla Moreira e Cobramor. A entrada para este evento é gratuita, mas é recomendável reservar atempadamente via online, informou este domingo em comunicado a Levante.

#sinopse para ‘viver em Liberdade’

No âmbito da comemoração dos cinquenta anos do 25 de Abril, surge o projecto “Uma no crava, outro na ditadura”, na forma de um acto performativo que reúne sonoridades amplas à interpretação e que celebra a liberdade através do som, da interpretação e da palavra. Apresenta textos e poemas originais de autores contemporâneos, originários ou residentes no Algarve, dando abertura a que haja interpretações dos próprios, em dinâmicas de palco com os criadores e intérpretes do projecto.

Num jogo de improvisação e interpretação, oferece-se à palavra outras dimensões. Conjugado com explorações sonoras, os textos adquirem outro poder e dimensão na sua interpretação, para além de algumas surpresas interpretativas e performativas com o público. Neste jogo audaz e alucinante, a matriz reside numa essência: a liberdade é e será sempre una e a linha é ténue entre se ser livre ou (sobre)viver em autocracia.

#biografias

Carla Moreira é actriz, escritora e militante das palavras. Faz parte do grupo “Oxalá Teatro” da Associação Teatro Experimental de Lagos, fez teatro no Ideias do Levante e integrou o grupo de poesia “Trupe Barlaventina”, com quem actuou por todo o país e gravou “Lendas do país do sul” e “O perfume da palavra”. Fez parte do projecto de contos “As desfiadoras”. Em 2023, integrou a performance poético-musical “EVento Levante”, inserido na 4ª edição do “ConVento Levante” e declamou na apresentação poética do evento bilingue “Casa dos Poetas”, em Silves, entre outras colaborações performativas. Publicou na antologia “Fragmentos de Emoção”, em parceria com as fotos de Pedro Noel da Luz e foi cronista no site “Repórter Sombra”, de 2016 a 2021. Actualmente, participa em suplementos e revistas de poesia. Colabora com a Traça Editora como revisora. Criou e realiza a oficina de poesia e desenvolvimento pessoal “Um poema na mão” e co-fundou o projecto de performance poética “Poetas do avesso”, que actua presentemente com a temática sedutora e mordaz da poesia erótica, satírica e burlesca.

Cobramor é um escritor amaldiçoado, poeta revoltado, tradutor, editor e guerrilheiro cultural. Publicou o seu primeiro livro, “O Fim da Noite” em 2016 pelas Publicações Nabo e o seu mais recente trabalho, “Sol Invicto”, pela Traça Edições. Editou recentemente um livro infantil pela Toth, intitulado “O Atlas do Coração”, assim como o seu terceiro livro “sutra do deserto”, um poema longo escrito ao ritmo do free jazz com várias leituras possíveis e inspirado na desertificação das paisagens naturais. Foi premiado no concurso Lisboa à Letra em 2004 e em 2006 obteve uma menção honrosa no concurso Textos de Amor da Casa da Imprensa. Desde então tem escrito para diversas publicações, quer nacionais, quer internacionais, desde o suplemento do jornal Público até ao Bandcamp, passando pela revista DIF, Palavrar, Mapa, Umbigo, Gerador e Vice. É tradutor e editor na Traça Edições e fez também traduções literárias de nomes como John Zerzan, Robert Frost, Patti Smith, Bill Wolak ou Gary Snyder. Conta com participações em diversos eventos literários, como a Feira do Livro de Lisboa, o Festival Conexões Atlânticas ou o Encontro de Poesia Peninsular. É programador cultural na associação cultural CAL, tendo sido o criador do Clube dos Poetas Tortos que vai na sua quarta edição, assim como responsável pela curadoria do evento Casa dos Poetas em Silves, único festival anglo-lusitano de Portugal e colabora com o festival ConVento Levante. Tem também um projecto de spoken word sobre improvisos sónicos que incorpora na versão solo com o nome Cão do Inferno ou na versão banda sob o nome Ophiussa. Licenciado em sociologia, trabalha como copywriter publicitário criativo desde 2010, paralelamente à actividade literária.

#espaço

O Convento de São José é um edifício sóbrio da primeira metade do século XVIII. Foi construído com o propósito de servir o recolhimento de mulheres e o acolhimento de crianças, tendo funcionado durante cerca de um século sob orientação de uma ordem religiosa de freiras mendicantes. É dessa época a roda dos expostos, que ainda pode ser vista à entrada. Após a extinção das ordens religiosas (1834), o edifício foi adaptado a colégio de educação de meninas e orientado por um grupo de religiosas dominicanas, funcionando até à instauração da República. Em finais da década de 80 do século XX a autarquia levou a cabo a recuperação e adaptação do edificado para, a partir de 1993, passar a ser um dos pólos da atividade cultural de Lagoa. Os seus elementos mais emblemáticos são, além da roda, a torre mirante, de janelas de rótula, a capela, cujo altar ostenta uma imagem de S. José, o claustro, em cujo centro figura uma cisterna de planta octogonal. Nota para o menir do jardim, proveniente de um sítio arqueológico da zona de Porches, datado de entre 5000 a 4000 anos antes da nossa era.

#entradas para ‘viver em Liberdade’

Para este evento em particular não existe controlo de entrada com recurso a bilhetes, sendo que a entrada é gratuita e é permitida até que seja preenchida a lotação dos lugares sentados existentes.

Apesar de ser um evento gratuito, quaisquer donativos serão bem-vindos para ajudar a associação Ideias do Levante.

Existe a possibilidade de reservar atempadamente via telefone ou através de um sistema online de reservas que poderá ser acedido aqui.

Para mais informações sobre o processo de reservas e entradas é favor de contactar o número da secretaria da Ideias do Levante, via 282 380 053, de segunda a sexta (excepto dias feriado pois encerra), das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 17:30. Em alternativa, a associação dispõe de uma secção online da secretaria onde poderá obter mais informações sobre a associação e as suas actividades.

No próprio dia do evento o número 965017845 estará disponível a partir das 14:00 para mais informações.

#produção

A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de abril de 1995, com sede em Lagoa (Algarve) e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com actividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projectos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, visuais e literárias, como também, na área da saúde e do bem-estar.

A C.A.L. é uma associação cultural sediada em Albufeira que visa promover a comunidade artística local e que detém, entre outros objectivos, a união de esforços e meios entre associações, como forma de abrir espaço à realização de novos projectos e propostas culturais, divulgando e expandido a cultura, sempre com as causas e a evolução social e artística como pano de fundo. O seu evento com mais visibilidade é o Clube dos Poetas Tortos, que já recebeu figuras como Rosa Azevedo e Rafaela Jacinto, com temáticas como o feminismo e a literatura queer.

#apoio

Esta actividade contará com o apoio das seguintes entidades: Município de Lagoa e União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro; comércio local; comunicação social local, regional e nacional; Balance Café, Estorninho.biz; Photos4Life, FFotógrafo Shop, DxO, etc.

Se gosta do trabalho da associação Levante, saiba aqui as várias formas de como poderá contribuir.

Para mais informações sobre os eventos da Ideias do Levante poderá consultar aqui.

Leia também: Descubra a localidade do Algarve considerada “Aldeia Monumento”

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Algarve Cultura

Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro

16:20 1 Setembro, 2026 16:04 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento encerra às 17:30 nos dias 2 e 3 de setembro, devido às comemorações do Dia do Município de Silves

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Cristina Ferreira.
Nacional

Dona da loja online de Cristina Ferreira declara falência e este será o destino dos produtos da marca

12:10 1 Setembro, 2026 11:58 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Empresa que assegurava o comércio online das marcas de Cristina Ferreira foi declarada insolvente em agosto

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Clientes roubam 550 euros da caixa e funcionária é despedida após mais de 21 anos de trabalho: tribunal manda Leroy Merlin readmiti-la e pagar 10.001 euros

12:40 1 Setembro, 2026 12:33 1 Setembro, 2026 | João Luís

Funcionária espanhola com mais de 21 anos na Leroy Merlin foi despedida depois de clientes roubarem 550 euros da sua caixa

Algarve Cultura Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Algarve Economia

PME algarvias já podem avaliar desempenho ambiental e energético através de novo barómetro

10:02 1 Setembro, 2026 10:02 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ferramenta gratuita permite às PME do Algarve avaliar o desempenho ambiental, energético e de sustentabilidade

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia Nacional

Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira

16:10 1 Setembro, 2026 14:51 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Alguns cartões destes permitem obter uma vantagem que o ajuda a poupar, com a duração da oferta a depender do tipo de cartão

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Algarve, Cultura

Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro

16:20 1 Setembro, 2026 16:04 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento encerra às 17:30 nos dias 2 e 3 de setembro, devido às comemorações do Dia do Município de Silves

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Cristina Ferreira.
Nacional

Dona da loja online de Cristina Ferreira declara falência e este será o destino dos produtos da marca

12:10 1 Setembro, 2026 11:58 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Empresa que assegurava o comércio online das marcas de Cristina Ferreira foi declarada insolvente em agosto

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Clientes roubam 550 euros da caixa e funcionária é despedida após mais de 21 anos de trabalho: tribunal manda Leroy Merlin readmiti-la e pagar 10.001 euros

12:40 1 Setembro, 2026 12:33 1 Setembro, 2026 | João Luís

Funcionária espanhola com mais de 21 anos na Leroy Merlin foi despedida depois de clientes roubarem 550 euros da sua caixa

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Algarve, Economia

PME algarvias já podem avaliar desempenho ambiental e energético através de novo barómetro

10:02 1 Setembro, 2026 10:02 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ferramenta gratuita permite às PME do Algarve avaliar o desempenho ambiental, energético e de sustentabilidade

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira

16:10 1 Setembro, 2026 14:51 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Alguns cartões destes permitem obter uma vantagem que o ajuda a poupar, com a duração da oferta a depender do tipo de cartão

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Últimas Notícias

  • Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro
    Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro
  • Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira
    Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira
  • Muita chuva a caminho de Portugal em setembro: este vai ser o período mais instável e vai afetar sobretudo estas regiões
    Muita chuva a caminho de Portugal em setembro: este vai ser o período mais instável e vai afetar sobretudo estas regiões
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade
    Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento