Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura

Preparados para viver em Liberdade? Vem aí “Uma no crava, outro na ditadura”

Um espectáculo de teatro experimental sobre viver em Liberdade, que resulta de um acto performativo da autoria de Carla Moreira e Cobramor

10:53 14 Abril, 2024 10:53 14 Abril, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A associação cultural Ideias do Levante (Lagoa), em parceria com a associação C.A.L. (Albufeira) e com o apoio do Município de Lagoa (Algarve), irá apresentar no dia 18 de maio de 2024, no Centro Cultural Convento S. José, em Lagoa (Algarve), pelas 16:00, um espectáculo de teatro experimental sobre viver em Liberdade intitulado “Uma no crava, outro na ditadura”, que resulta de um acto performativo da autoria de Carla Moreira e Cobramor. A entrada para este evento é gratuita, mas é recomendável reservar atempadamente via online, informou este domingo em comunicado a Levante.

#sinopse para ‘viver em Liberdade’

No âmbito da comemoração dos cinquenta anos do 25 de Abril, surge o projecto “Uma no crava, outro na ditadura”, na forma de um acto performativo que reúne sonoridades amplas à interpretação e que celebra a liberdade através do som, da interpretação e da palavra. Apresenta textos e poemas originais de autores contemporâneos, originários ou residentes no Algarve, dando abertura a que haja interpretações dos próprios, em dinâmicas de palco com os criadores e intérpretes do projecto.

Num jogo de improvisação e interpretação, oferece-se à palavra outras dimensões. Conjugado com explorações sonoras, os textos adquirem outro poder e dimensão na sua interpretação, para além de algumas surpresas interpretativas e performativas com o público. Neste jogo audaz e alucinante, a matriz reside numa essência: a liberdade é e será sempre una e a linha é ténue entre se ser livre ou (sobre)viver em autocracia.

#biografias

Carla Moreira é actriz, escritora e militante das palavras. Faz parte do grupo “Oxalá Teatro” da Associação Teatro Experimental de Lagos, fez teatro no Ideias do Levante e integrou o grupo de poesia “Trupe Barlaventina”, com quem actuou por todo o país e gravou “Lendas do país do sul” e “O perfume da palavra”. Fez parte do projecto de contos “As desfiadoras”. Em 2023, integrou a performance poético-musical “EVento Levante”, inserido na 4ª edição do “ConVento Levante” e declamou na apresentação poética do evento bilingue “Casa dos Poetas”, em Silves, entre outras colaborações performativas. Publicou na antologia “Fragmentos de Emoção”, em parceria com as fotos de Pedro Noel da Luz e foi cronista no site “Repórter Sombra”, de 2016 a 2021. Actualmente, participa em suplementos e revistas de poesia. Colabora com a Traça Editora como revisora. Criou e realiza a oficina de poesia e desenvolvimento pessoal “Um poema na mão” e co-fundou o projecto de performance poética “Poetas do avesso”, que actua presentemente com a temática sedutora e mordaz da poesia erótica, satírica e burlesca.

Cobramor é um escritor amaldiçoado, poeta revoltado, tradutor, editor e guerrilheiro cultural. Publicou o seu primeiro livro, “O Fim da Noite” em 2016 pelas Publicações Nabo e o seu mais recente trabalho, “Sol Invicto”, pela Traça Edições. Editou recentemente um livro infantil pela Toth, intitulado “O Atlas do Coração”, assim como o seu terceiro livro “sutra do deserto”, um poema longo escrito ao ritmo do free jazz com várias leituras possíveis e inspirado na desertificação das paisagens naturais. Foi premiado no concurso Lisboa à Letra em 2004 e em 2006 obteve uma menção honrosa no concurso Textos de Amor da Casa da Imprensa. Desde então tem escrito para diversas publicações, quer nacionais, quer internacionais, desde o suplemento do jornal Público até ao Bandcamp, passando pela revista DIF, Palavrar, Mapa, Umbigo, Gerador e Vice. É tradutor e editor na Traça Edições e fez também traduções literárias de nomes como John Zerzan, Robert Frost, Patti Smith, Bill Wolak ou Gary Snyder. Conta com participações em diversos eventos literários, como a Feira do Livro de Lisboa, o Festival Conexões Atlânticas ou o Encontro de Poesia Peninsular. É programador cultural na associação cultural CAL, tendo sido o criador do Clube dos Poetas Tortos que vai na sua quarta edição, assim como responsável pela curadoria do evento Casa dos Poetas em Silves, único festival anglo-lusitano de Portugal e colabora com o festival ConVento Levante. Tem também um projecto de spoken word sobre improvisos sónicos que incorpora na versão solo com o nome Cão do Inferno ou na versão banda sob o nome Ophiussa. Licenciado em sociologia, trabalha como copywriter publicitário criativo desde 2010, paralelamente à actividade literária.

#espaço

O Convento de São José é um edifício sóbrio da primeira metade do século XVIII. Foi construído com o propósito de servir o recolhimento de mulheres e o acolhimento de crianças, tendo funcionado durante cerca de um século sob orientação de uma ordem religiosa de freiras mendicantes. É dessa época a roda dos expostos, que ainda pode ser vista à entrada. Após a extinção das ordens religiosas (1834), o edifício foi adaptado a colégio de educação de meninas e orientado por um grupo de religiosas dominicanas, funcionando até à instauração da República. Em finais da década de 80 do século XX a autarquia levou a cabo a recuperação e adaptação do edificado para, a partir de 1993, passar a ser um dos pólos da atividade cultural de Lagoa. Os seus elementos mais emblemáticos são, além da roda, a torre mirante, de janelas de rótula, a capela, cujo altar ostenta uma imagem de S. José, o claustro, em cujo centro figura uma cisterna de planta octogonal. Nota para o menir do jardim, proveniente de um sítio arqueológico da zona de Porches, datado de entre 5000 a 4000 anos antes da nossa era.

#entradas para ‘viver em Liberdade’

Para este evento em particular não existe controlo de entrada com recurso a bilhetes, sendo que a entrada é gratuita e é permitida até que seja preenchida a lotação dos lugares sentados existentes.

Apesar de ser um evento gratuito, quaisquer donativos serão bem-vindos para ajudar a associação Ideias do Levante.

Existe a possibilidade de reservar atempadamente via telefone ou através de um sistema online de reservas que poderá ser acedido aqui.

Para mais informações sobre o processo de reservas e entradas é favor de contactar o número da secretaria da Ideias do Levante, via 282 380 053, de segunda a sexta (excepto dias feriado pois encerra), das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 17:30. Em alternativa, a associação dispõe de uma secção online da secretaria onde poderá obter mais informações sobre a associação e as suas actividades.

No próprio dia do evento o número 965017845 estará disponível a partir das 14:00 para mais informações.

#produção

A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de abril de 1995, com sede em Lagoa (Algarve) e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com actividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projectos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, visuais e literárias, como também, na área da saúde e do bem-estar.

A C.A.L. é uma associação cultural sediada em Albufeira que visa promover a comunidade artística local e que detém, entre outros objectivos, a união de esforços e meios entre associações, como forma de abrir espaço à realização de novos projectos e propostas culturais, divulgando e expandido a cultura, sempre com as causas e a evolução social e artística como pano de fundo. O seu evento com mais visibilidade é o Clube dos Poetas Tortos, que já recebeu figuras como Rosa Azevedo e Rafaela Jacinto, com temáticas como o feminismo e a literatura queer.

#apoio

Esta actividade contará com o apoio das seguintes entidades: Município de Lagoa e União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro; comércio local; comunicação social local, regional e nacional; Balance Café, Estorninho.biz; Photos4Life, FFotógrafo Shop, DxO, etc.

Se gosta do trabalho da associação Levante, saiba aqui as várias formas de como poderá contribuir.

Para mais informações sobre os eventos da Ideias do Levante poderá consultar aqui.

Leia também: Descubra a localidade do Algarve considerada “Aldeia Monumento”

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve Cultura Gastronomia

Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin

18:10 8 Maio, 2026 18:02 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Ilusões à Mesa” junta gastronomia, entretenimento e solidariedade num jantar solidário, no dia 14 de maio, em Portimão

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 13:11 8 Maio, 2026 | João Luís

Este apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Algarve Política

Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito

18:20 8 Maio, 2026 18:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é lembrado como exemplo de luta, resistência antifascista e defesa da liberdade e democracia em Portugal

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve

Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão

18:00 8 Maio, 2026 17:48 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fé e devoção marcam a Procissão das Velas em Olhão, na noite de 12 de maio, nas celebrações de Nossa Senhora de Fátima

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin

18:10 8 Maio, 2026 18:02 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Ilusões à Mesa” junta gastronomia, entretenimento e solidariedade num jantar solidário, no dia 14 de maio, em Portimão

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 13:11 8 Maio, 2026 | João Luís

Este apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Algarve, Política

Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito

18:20 8 Maio, 2026 18:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é lembrado como exemplo de luta, resistência antifascista e defesa da liberdade e democracia em Portugal

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve

Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão

18:00 8 Maio, 2026 17:48 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fé e devoção marcam a Procissão das Velas em Olhão, na noite de 12 de maio, nas celebrações de Nossa Senhora de Fátima

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve, Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Últimas Notícias

  • Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias
    Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias
  • Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer
    Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer
  • Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito
    Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito
  • Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin
    Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin
  • Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão
    Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão
  • Faça um desvio por si e pelo Teodósio: este restaurante no Algarve é pioneiro no Frango à Guia e 20€ ‘chegam e sobejam’ para a refeição
    Faça um desvio por si e pelo Teodósio: este restaurante no Algarve é pioneiro no Frango à Guia e 20€ ‘chegam e sobejam’ para a refeição

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal