Todas as pequenas decisões da nossa vida deixam um rasto digital. Da hora a que acordamos, ao caminho que seguimos para o emprego, se escolhemos o transporte público a determinados dias ou o carro noutros. Tudo é quantificável. Nós somos o maior produto comercial do século XXI.
Porque preferimos notícias falsas a verdadeiras? Porque as partilhamos a um ritmo muito superior, memorizando-as durante mais tempo?
Joana Gonçalves de Sá é professora universitária, cientista e tem investigado as notícias falsas e a sua disseminação, socorrendo-se dos dados disponibilizados pela revolução digital para estudar os padrões comportamentais que explicam as nossas principais decisões e motivações.
É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares e música de Mário Laginha.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL