O poeta e escritor algarvio Nero, autor do recente livro de poesia “Telúria”, é presença confirmada na 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa, já neste domingo, pelas 18:00, nos pavilhões da Europress (C04, C05 e C06), para uma sessão de autógrafos e de convívio com os leitores e visitantes do evento.
A maior festa dos livros em Portugal conta, este ano, com uma das maiores edições de sempre e tem lugar, como de costume, nos jardins do Parque Eduardo VII, em Lisboa; este ano, de 25 de maio a 11 de junho. É organizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa.
Depois de “Oceano – O Reino das Águas”, que se tornou um fenómeno nas redes sociais e que se destacou como um dos principais lançamentos do género fantástico em Portugal em 2021, eis “Telúria” — um poemário enraizado em memórias e referências autobiográficas que, simulando o percurso de vida do poeta, viaja do esplendor bucólico ao sepulcro citadino, acabando por regressar ao âmago da natureza como via inevitável para o apaziguamento cósmico e para a transcendência.
O autor propõe a deambulação poética como ritual ascético, na qual a musicalidade dos versos, carregada de símbolos e de múltiplos sentidos, acaba por arvorar num urgente grito biofílico – tão rouco na contemporaneidade, mas cujo eco se perde – ou se acha – na intemporalidade.
Nero é natural do Algarve, nasceu a 22 de setembro de 1987 e reside no concelho de Silves. Estudou Língua e Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.