À medida que as forças soviéticas avançavam pela Europa Oriental em 1944, as tropas nazis começaram a afundar deliberadamente os seus navios no Rio Danúbio. Durante quase 80 anos, embarcações alemãs – como torpedeiros, rebocadores, balsas de transporte e barcaças – permaneceram escondidas sob as águas. Recentemente, no início de setembro, alguns desses navios voltaram a aparecer, conforme reportou a agência ‘Reuters’. Saiba mais acerca do assunto neste artigo que conta com a colaboração da Executive Digest.
A razão para isso foi uma seca extrema durante o verão, que fez os níveis de água do rio caírem, revelando os destroços da Segunda Guerra Mundial perto de Prahovo, uma cidade portuária na Sérvia. Muitas embarcações estavam quase completamente enterradas na areia, enquanto outras exibiam partes como pontes de comando, cascos, mastros e torres.
Os navios afundados têm dificultado a navegação de embarcações modernas em algumas áreas do Danúbio, que atravessa cerca de 600 quilómetros na Sérvia. Na Garganta de Djerdap, próxima de Prahovo, os destroços estreitaram a hidrovia para cerca de 100 metros. Além disso, muitos dos destroços contêm munições não detonadas. “Os navios estão cheios de minas, bombas e munições não detonadas, o que poderia causar problemas catastróficos se explodissem”, alertou Velimir Miki Trailovic, um historiador local, em declarações à agência France-Presse (AFP).
Esta não é a primeira vez que os navios emergem. Em 2022, devido a quedas recordes nos níveis de água, várias embarcações apareceram, levando o governo sérvio a lançar uma operação de cerca de 30 milhões de dólares para remover 21 navios, financiada pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Western Balkans Investment Framework. As equipas conseguiram retirar com sucesso o primeiro navio, um caça-minas, do rio no mês passado, conforme relatado pela ‘AFP’.
As autoridades europeias estão motivadas a apoiar este projeto, uma vez que o transporte de mercadorias por hidrovias é geralmente mais económico e eficiente em termos de energia do que por terra. “Por exemplo, um navio pode transportar a mesma quantidade de grãos que 120 camiões”, afirmou Emanuel Giaufret, embaixador da UE na Sérvia, numa declaração de 2022.
De forma semelhante, no Parque Nacional Danúbio-Drava, na Hungria, quatro navios construídos antes de 1950 também emergiram no início deste mês devido à seca. As origens dessas embarcações ainda não são claras. “Ainda não sabemos exatamente o que é isso”, reconheceu Endre Sztellik, guarda do parque nacional, em declarações à ‘Reuters’, acrescentando: “Um facto lamentável é que os destroços estão a desaparecer, pois as pessoas estão interessadas neles e partes deles estão a ser levadas.”
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