O Museu do Traje, em São Brás de Alportel, tornou-se num museu acessível a pessoas com deficiência ao abrigo do projeto “Um museu para todos”, que permitiu eliminar barreiras arquitetónicas e incluir no espaço peças para exploração sensorial.
Em comunicado, a Câmara de São Brás de Alportel adianta que o projeto, inaugurado na quarta-feira pela secretária de Estado da Inclusão, no Dia Internacional dos Museus, “procurou garantir acesso, mobilidade, experiências e cultura para todos”.
O museu oferece, agora, aos seus visitantes um jardim sensorial com circulação de água e identificação de espécies com leitura em ‘braille’, um pequeno laboratório acessível ligado à atividade corticeira, uma parede tátil, folhetos em ‘braille’ e, ainda, réplicas em miniatura das charretes em exposição no museu.






Os visitantes poderão também, a partir de agora, recorrer a uma aplicação áudio e vídeo para telemóveis “que fará uma visita inclusiva e guiada em quatro idiomas”, refere a autarquia, precisando que o museu recebe anualmente mais de 40 mil pessoas.
O projeto teve um investimento total na ordem dos 152 mil euros e foi concretizado ao abrigo de um financiamento da linha “Turismo Acessível”, do Programa “Valorizar”, do Turismo de Portugal, com o apoio do município.
As intervenções incluíram a eliminação de barreiras arquitetónicas, a correção de pavimentos e a disponibilização de informação acessível.
Citada na nota, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, classificou como “uma honra” o facto de, ao abrigo da linha de apoio lançada pelo Governo, terem surgido projetos desta natureza, dando dignidade às pessoas que, de outra forma, estariam limitadas na visita ao museu.
Já o presidente da autarquia, Vítor Guerreiro, referiu que a “promoção da acessibilidade para todos constitui um eixo prioritário na estratégia do município”, considerando que “a primeira barreira a ultrapassar é a mudança de mentalidades”.