Estão a chegar os Dias Medievais em Castro Marim, marco cultural e histórico na agenda nacional e dias muito aguardados na vila raiana. A 24.ª edição dos Dias Medievais, de 23 a 27 de agosto, promete ser uma inesquecível viagem no tempo, um regresso à época mais intrigante e misteriosa da nossa história.
O rigor histórico é um dos estandartes dos Dias Medievais em Castro Marim, alicerçado no valor patrimonial do Castelo e na autenticidade da recriação ali criada. É aqui que estão representadas mais de 45 artes e ofícios, este ano com um espaço reorganizado, e é também aqui que decorrem os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo.
Outra das grandes atrações e recriações medievais no Castelo são os banquetes (apenas mediante compra e reserva antecipada), que decorrem num espaço exclusivo e à luz misteriosa das tochas. A ementa reúne as melhores iguarias da época medieval e durante a ceia os comensais são entretidos pelas performances dos grupos de animação. Uma experiência diferente é a mesa real – “Seja Rei por uma Noite”-, com apenas 10 convivas por noite que desfrutam da pompa e circunstância das cortes da Idade Média.
Ainda no Castelo, a exposição de Instrumentos de Tortura e Punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), que nos recorda algumas das razões pelas quais a Idade Média foi a Idade das Trevas.
Programa completo dos Dias Medievais em Castro Marim
Durante estes dias, toda a Vila se transforma! Ruas e ruelas trajam com rigor para nos levar nesta inesquecível viagem, de onde difícil será regressar, com reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres, mas também criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que ainda era vago e impreciso. O envolvimento dos estabelecimentos, associações locais e do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, que, mesmo em período de férias, reúne mais de 50 figurantes, também é fundamental.
O desfile medieval é sempre uma das melhores oportunidades para absorver este universo de imaginação e fantasia, acontecendo no primeiro e último dia do evento: 23 de agosto – 19h00 – e 27 de agosto – 17h30.
Outro dos pontos fortes dos Dias Medievais em Castro Marim é a animação. A exclusividade que alguns dos 30 grupos de animação, nacionais e internacionais, têm com Castro Marim distingue-nos de outos eventos do género. Além disso, a animação é rotativa e distribuída entre os muitos palcos destes Medievais, desde o mercado até ao Castelo, desde teatros de rua, grupos “passa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, música medieval, música e dança árabe-oriental, música sacra, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e ainda demonstrações de falcoaria.
Nos Dias Medievais não faltam espaços de animação infantil
Pensado para receber famílias, nos Dias Medievais em Castro Marim não faltam também espaços de animação infantil, com oficinas, jogos, carrosséis e contadores de histórias, entre muitas outras diversões.
Para completar esta viagem à Idade Média, temos a Recriação Histórica no Forte de S. Sebastião, promovida pela Associação Companhia Livre, orientada para o período pós medieval, como forma de valorizar e integrar a fortaleza, que data do século XVII. “As Batalhas da Restauração | 1 de dezembro de 1640 – 13 de fevereiro de 1668”, será o mote deste palco, com apresentações e demonstrações por profissionais da Real Academia do Terço (piqueiros, artilheiros e rodeleiros). No caminho, na encosta do Forte de S. Sebastião, encontrará também o Acampamento Árabe, a representação do quotidiano de uma caravana árabe de comércio de sal e especiarias.
“Continuaremos a trabalhar como EcoEvento, procurando e apelando à máxima redução de resíduos, à reutilização de materiais e à utilização de materiais recicláveis, e foram reforçadas as questões de segurança e de saúde”, salienta a autarquia em comunicado. Destaque também para o alargamento e reorganização dos parques de estacionamento.
Bilhetes à venda
Além da venda de bilhetes na BOL, uma das grandes inovações deste ano foi a instalação de mupis em Altura e Castro Marim, que facilitam a compram de bilhetes online. As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 18h00 e encerram às 00h00. Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.
A organização do evento deseja-lhe ainda uma “boa viagem no tempo e que o regresso ao presente se faça da paixão e vontade de voltar no próximo ano, onde teremos uma edição especial do meio século dos DIAS MEDIEVAIS DE CASTRO MARIM!”.
Leia também: Dias Medievais em Castro Marim distinguido com Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023