Investigadoras da Universidade do Algarve (UAlg) lançaram o livro digital “Hotéis Literários de Portugal”, uma publicação que abre as portas ao leitor de nove hotéis literários portugueses, divulgou a academia algarvia.
Sílvia Quinteiro (coordenadora), Ana Cláudia Salgueiro da Silva, Isabel Dâmaso Santos, Maria Mota Almeida, Maria José Aurindo e Natália Constâncio, autoras deste volume e investigadoras do Lit&Tour, grupo de investigação em Literatura e Turismo, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, convidam o leitor a desfazer as malas e instalar-se nestes hotéis literários de Portugal com os viajantes dos tempos e dos textos, acedendo ao ebook em http://hdl.handle.net/10400.1/17807
Nas páginas deste livro, amplamente ilustrado, encontram-se testemunhos da imprensa, excertos de textos literários e passagens retiradas da correspondência pessoal dos autores, bem como registos em livros de hóspedes e fotografias, incorporados em textos que evocam a memória e o encanto destes espaços e sugerem uma rota dos hotéis literários de Portugal, desenhada de norte para sul, com paragem no Grande Hotel de Paris, no Grande Hotel do Porto, no Hotel Mary Castro, no Palace Hotel do Buçaco, no Hotel Quinta das Lágrimas, no Grande Hotel Central, no Lawrence´s Hotel, no Avenida Palace e no Hotel Britania.
“Um livro desta natureza implica um trabalho de campo vasto e moroso”, refere Sílvia Quinteiro, coordenadora deste volume. “Antes de mais, pela quantidade de leituras necessárias para se perceber quais são de facto os hotéis mais representativos quando olhados desta perspetiva. Depois existe toda a pesquisa em torno da história, dos escritores e das obras literárias associadas àqueles espaços, e ainda a recolha das imagens que, neste caso foram quase na totalidade disponibilizadas pelos hotéis que constam do livro”, explica também a autora.
Questionada sobre a importância desta obra, Sílvia Quinteiro, concretiza: “Hotéis Literários de Portugal é um volume que tem na sua base uma investigação feita com o rigor, que é próprio de um trabalho académico, mas tendo como objetivo passar a informação a um público muito amplo e diversificado”.
Hotéis Literários de Portugal também terá uma edição em papel, a sair brevemente.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integrou pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.