O Açoteia – Faro Rooftop Festival regressa para a sua segunda edição nos próximos dias 7 e 8 de julho com mais de 130 ações. Destacam-se exposições, instalações, conversas, concertos, performances, teatro, dança ou DJ sets em 35 açoteias abertas ao público em toda a cidade de Faro.
O festival conta com o concerto de abertura a cargo de Bateu Matou, 6 de julho, a partir das 19:00, junto à Praça da Liberdade. O programa inclui duetos musicais como Irma com Tiago Nacarato, Tatanka com Milhanas, João Gil com Tainá, Viviane e Tó Viegas, entre muitos outros. Além de concertos a solo de nomes como Goldcobra, Fernando Leal, Yuka ou Nelson Conceição.
Público pode conhecer edifícios icónicos da cidade
Com organização do Município de Faro e do Teatro Municipal de Faro, este festival torna portanto possível que o público conheça edifícios icónicos da cidade. Assim, pode visitar cerca de 35 açoteias da cidade que, por norma, não estão acessíveis ao público. O que vai despertar um olhar sobre a cidade de Faro sob outra perspetiva e usufruir das várias iniciativas e experiências de forma inédita.
O Açoteia – Faro Rooftop Festival assenta a sua ação em três eixos: Cultura (associando o património arquitetónico à realização de diversas performances artísticas); Sustentabilidade (promovendo assim a capacidade destes espaços serem agentes ativos na promoção da transição energética, nomeadamente de sistemas de retenção de águas, produção de energia ou telhados verdes, tornando as cidades menos quentes); Comunidade (pela potencialidade que as açoteias têm para ser espaços de encontro comunitário potenciando o diálogo e a interculturalidade).
Para a concretização do Açoteia, o Município contou assim com 15 associações locais, instituições públicas, empresas públicas e privadas e particulares.
Festival vai contar com cerca de 35 açoteias que estarão abertas a toda a gente
Depois de em 2019 ter contado com 18 açoteias – numa primeira edição de um festival inédito na sua ambição de chamar a atenção para as potencialidades destes espaços icónicos. Esta segunda edição do Açoteia vai contar com cerca de 35 açoteias que estarão abertas a toda a gente.
Enfim, entre as 70 iniciativas que se desdobrarão em mais de 130 ações previstas ao longo do festival, o programa vai contar assim com atividades tão diversas como exposições e performances de autores nacionais e internacionais. Um cineconcerto musicado ao vivo ao piano por Catherine Moriseau; um espetáculo de animação de areia, música e narração oral; visitas à torre do mirante do Museu Municipal de Faro. Um concerto de harpa ao pôr do sol por Helena Madeira ou ainda as Açoteia Talks e conversas de fim de tarde sobre temáticas ligadas às cidades mais verdes.
Durante os dois dias de festival, o festival terá início às 18:00 e termina às 00:00. Os bilhetes devem ser comprados à porta das açoteias aderentes. Estes têm um custo de 5 euros por pessoa por dia. É gratuito para crianças até aos 12 anos. Algumas das açoteias terão entrada livre.