A inauguração da exposição de fotografia, “Xávega”, com obras de Pedro Noel da Luz, realiza-se esta quinta-feira, dia 1 de agosto, a partir das 18:30, na Galeria Arco, em Faro.
Aberta na sede da ALFA às segundas, quartas e sextas-feiras das 17h:30 às 20h:30, até 22 de agosto, a exposição tem entrada livre.
Pedro, um fotógrafo natural de Portimão, a residir em Lagos, tem vindo a realizar, desde 2004, diversas exposições, individuais e coletivas, com amplo reconhecimento nacional e internacional.
Com vários prémios no currículo, destaca-se a seleção do seu trabalho, em 2014, para participar no evento “See Me Take Over”, em Times Square, em Nova Iorque Estados Unidos, no “Fifth Annual Exposure Award” em 2015, no Museu do Louvre em Paris, França e um prémio “Merit” em imagem individual, na FEP Awards 2022 (Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais) na edição de 2022 do “European Professional Photographer of the Year Awards, na categoria de Reportage/Photojournalism.
Esta exposição dá a conhecer a arte-xávega na Meia Praia, em Lagos.
As fotografias foram captadas em 2017 e retratam este tipo de pesca ancestral realizada por pescadores e populares.
Para o autor esta arte “consiste num sistema de pesca artesanal em vias de extinção que ainda continua a ter expressão na Meia Praia, em Lagos, onde desde há muitos anos, a rede é puxada à força de braços, sendo ainda hoje, um meio de vida para alguns pescadores e uma atração para os turistas”.
A ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve é uma organização sem fins lucrativos focada na área cultural e criativa com programação regular desde 2008. Tem sede na Galeria Arco, em Faro. É especializada na organização e curadoria de exposições de rua dispondo de estruturas expositivas de grande dimensão. Desenvolve projetos artísticos e iniciativas, por norma em parceria. A sua sala encontra-se disponível para acolher exposições de curta duração a artistas, criativos e agentes culturais interessados.
Leia também: Fica no Algarve e está entre os concelhos mais ricos do país