O Festival Emraizart regressa a Lagos de 29 de setembro a 05 de outubro, para a sua quinta edição, com um programa dedicado às artes performativas para a infância e juventude, foi esta sexta-feira anunciado.
Organizado pelo Teatro Experimental de Lagos em parceria com os agrupamentos escolares Júlio Dantas e Gil Eanes, o evento vai ter como palco “um montado de sobreiros milenares” na Quinta Velha, no sítio do Cotifo, nos arredores da cidade de Lagos, no distrito de Faro, indica a organização, em comunicado de imprensa.
O festival de arte, educação não formal e sustentabilidade, tem como objetivo promover o encontro entre as comunidades urbanas e rurais.
A edição do Festival Emraizart deste ano vai dedicar os primeiros quatro dias a grupos escolares do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, com atividades em circo, teatro, construção criativa e permacultura.
Em simultâneo vão decorrer formações para professores para que estes possam dar continuidade às aprendizagens em sala de aula, refere a organização.
No dia 03 de outubro, o foco do festival estará na acessibilidade cultural, recebendo públicos com diferentes capacidades e escolas de fora do concelho de Lagos, sendo os dias 04 e 05 abertos à participação das famílias, com oficinas intergeracionais, fanfarra itinerante, palestras e espetáculos.
As atividades do Festival Emraizart vão decorrer durante a semana entre as 10:00 e as 14:30, e ao fim de semana (04 e 05 de outubro) entre as 10:00 e as 20:00.
Segundo a organização, a edição deste ano tem como novidade as oficinas do fazer, durante as manhas do fim de semana, dirigido ao público de todas as idades.
Leia também: Alerta para quem tem conta neste banco português: falha de segurança expôs IBAN de clientes através do telemóvel