O Festival do Contrabando, que decorreu entre 24 e 26 de março, trouxe milhares de visitantes às vilaa de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana. Muitos aproveitaram a oportunidade de caminhar sobre as águas do rio Guadiana e as ruas encheram-se de animação.
A 4ª edição do Festival do Contrabando retoma e reafirma o evento como determinante na estratégia de desenvolvimento dos concelhos de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, com uma capacidade de atração de milhares de visitantes durante a época baixa.
Um evento diferente e singular, com uma identidade própria de fronteira e de homenagem histórica às suas gentes, através de um tema enraizado na memória coletiva local, regional, nacional e ibérica, como era a atividade do contrabando, que se afirma cada vez mais como uma referência mundial no segmento dos festivais de artes de rua.
As vilas “vestiram-se” a rigor e proporcionaram aos muitos visitantes que percorrem as suas ruas, um variado cartaz, com eventos culturais, onde se pode assistir a espetáculos de música, teatro, artes e ofícios tradicionais, animação musical, personagens como os contrabandistas e guardas-fiscais passearam pelas ruas, realizaram-se workshops de ofícios tradicionais, sempre com a beleza e imponência do Rio Guadiana.
A cerimónia oficial de abertura contou a presença do presidente Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Dos Santos Gonçalves; do Alcaide de Sanlúcar de Guadiana, José María Perez Díaz; do presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes; do porta-voz da Equipa do Governo da Diputacion de Huelva, Salvador Gomez; da delegada do Governo Andaluz em Huelva, Bella Verano Dominguez; e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; que discursaram e reforçaram a singularidade do evento e o potencial do mesmo.
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves referiu que “a temática do contrabando serve de mote para este festival, mas este vai muito para além dele, o programa que temos para vos oferecer conta com uma enorme diversidade de espetáculos, com artistas de várias nacionalidades e atividades que aliadas ao mercado de rua constroem um cenário perfeito para que todos possamos viajar aos tempos do contrabando, mas desta vez para fazer a festa durante estes 3 dias em Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana”.
Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com o Ayuntamiento Sanlúcar de Guadiana, que contou com o apoio da Região de Turismo do Algarve e de muitas das associações do concelho, das forças de segurança terrestre e marítimas assim como muitas das entidades regionais que colaboraram, sem esquecer todos os que ajudaram a tornar este evento uma realidade, com a especial dedicação dos funcionários do Município.