A 28ª edição do Festival da Sardinha, que acontece até 04 de agosto, arranca esta terça-feira na zona ribeirinha de Portimão, com concertos e demonstrações culinárias com ‘chefs’ de cozinha, cujo ingrediente principal será a sardinha.
Em comunicado, a Câmara de Portimão, que organiza o evento, adianta que a programação do palco principal conta com atuações de Áurea, esta terça-feira à noite, da fadista Sara Correia (quarta-feira), Anjos (quinta-feira), Richie Campbell (sexta-feira), Marisa Liz (sábado) e Delfins, a encerrar o festival, no domingo.
Uma das novidades do festival este ano, que é de entrada livre e decorre entre as 18:00 e as 00:00, será a realização de três ‘showcookings’ cujo ingrediente principal será a sardinha, nos quais participarão os ‘chefs’ Nuno Martins, na quarta-feira, José Moura, na sexta-feira, e José Lopes, no sábado.
As demonstrações culinárias, promovidas pela Confraria dos Gastrónomos da Sardinha, terão lugar das 19:00 às 20:00 junto à área ‘lounge’, sendo possível aos visitantes degustar as receitas confecionadas pelos ‘chefs’, acrescenta a autarquia.
Outra novidade desta edição é a localização do palco sardinha, que anteriormente se situava junto à área de restauração e que agora passa para o palco principal, face à grande afluência que registava, o que permite aos artistas um espaço maior.
A área ‘lounge’ também cresceu, apresentando uma nova imagem, que celebra o centenário de elevação a cidade de Portimão, espaço que funcionará também como ponto de informação e no qual serão dinamizados passatempos, lê-se na nota.
A abertura do festival foi assinalada esta terça-feira de manhã com uma recriação da descarga da sardinha no cais Gil Eanes, ocasião em que foram oferecidas três mil senhas de degustação, com direito a duas sardinhas no pão e uma bebida, que poderão ser utilizadas num dos cinco espaços de restauração do recinto.
No entanto, a inauguração oficial do festival está marcada para as 18:45 junto ao coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, contando com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
Toda a informação relativa ao festival pode ser consultada no ‘site’ oficial da autarquia aqui.
Leia também: Nesta praia portuguesa a água é tão quente que pode chegar aos 40ºC