A exposição da artista algarvia Joana Rosa Bragança, “Fora da Órbita: Onde se Escondem os Pássaros?”, pode ser apreciada até 10 de junho, na Galeria Gama Rama, em Faro.
Esta exposição “transborda a expressão de uma cadência interior, passo a passo, traço a traço, mancha a mancha. Onde o íntimo se torna um alicerce entre outros seres e lugares, como são as paredes de uma casa”, explica a organização.
É na tinta preta que muitas vezes Joana Rosa Bragança encontra simplicidade e força, não só na arte como na vida. Onde a sua mente se torna mais permissiva ao erro, assimilando-o como parte de um processo criativo, uma ligação direta ao inconsciente.
A urgência de criar a preto e branco, sem referências ou esboços prévios, surge de uma necessidade interna de simplificar um mundo confuso, já de si sobrelotado de imagens, estímulos, cores e possibilidades infinitas. Por vezes, a fronteira entre o caos e a clareza pode ser algo tão tangível quanto uma linha de tinta preta numa folha de papel.
Joana Rosa Bragança (Sagres, 1986) é uma artista visual e ilustradora freelancer que reside atualmente em Olhão.
Licenciou-se em Artes Visuais / Pintura (2004-2008), pós-graduou-se em Ilustração Artística (2011-2012) e expõe o seu trabalho coletiva e individualmente em Portugal e no estrangeiro desde 2005, sendo a Ó! Galeria (Porto), a Galeria Gama Rama (Faro) onde tem o seu estúdio, e a Pinta Roxa (Olhão) os espaços onde exibe o seu trabalho de uma forma mais constante.
A galeria de arte Gama Rama está localizada na Rua do Prior no 13, em Faro.