No âmbito da 6.ª edição Farnáutica – Mostra do Mar e da Náutica de Faro, organizada pela União de Freguesias de Faro, até ao próximo, a FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural convida todos farenses a partilharem, através do projeto Alma F, as suas memórias e histórias da Ria Formosa.
O Projeto Alma F foi lançado em junho de 2019, por Paulo de Oliveira Botelho e Cláudia Luz, ambos associados da FARO 1540 e cuja génese esteve na busca pela alma farense.
“Esta busca tem como base a recolha de registo áudio e vídeo de testemunhos orais que permitam contextualizar e integrar de forma transversal os diferentes protagonistas na narrativa histórica. São histórias que muitas vezes a História não conta”, explica em comunicado a FARO 1540, acrescentando que “são as memórias das pessoas e as recordações das pessoas enquadradas no tempo e no espaço. Ouvindo as suas memórias, aprendemos mais sobre o território e sobre nós próprios. As memórias da vida na cidade, partindo do individual para construir o coletivo”.
É um projeto de afetos, que pretende “evidenciar a importância da história de vida para o conhecimento e compreensão da história local e para a construção de identidade e o fortalecimento de dinâmicas comunitárias”.
Para isso, durante os dias 7 e 8 de maio, entre as 16:00 e 22:00, os responsáveis pelo projeto irão estar presentes no stand da Faro 1540 para receber aqueles que queiram partilhar as suas memórias e a sua história com a Alma F.
“O maior património da nossa cidade são as pessoas, os farenses. Aparece e partilha as tuas memórias, a tua história, que é a nossa História”, desafiaa Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural.