Lagos vai acolher em 16 de setembro a inauguração de uma exposição que resulta de uma residência artística promovida pelo Laboratório de Artes Criativas (LAC), integrada no projeto de arte urbana ARTURb.
O projeto ARTURb começou no domingo, prolonga-se até 29 de outubro, com curadoria de Sofia Fortunato, e inclui residências artísticas, exposições, murais, conferências e “workshops”, destacou o LAC, promotor da iniciativa, num comunicado.
A mesma fonte adiantou que a residência artística, que termina a 16 de setembro, conta com a presença de artistas de vários países, como Lex Zooz (Estónia), Nuno Viegas, Rita Ravasco e The Caver (os três de Portugal) e Snik (Reino Unido).
“Numa primeira fase, os artistas irão estar nas ruas de Lagos a criar murais em tempo real, oferecendo aos espectadores a oportunidade única de assistir à criação artística do início ao fim”, precisou o LAC.
Durante a segunda fase, os artistas vão criar os seus trabalhos no interior do edifício LAC para depois serem exibidos “numa exposição coletiva por todo o seu espaço”, cuja inauguração está marcada para 16 de setembro, às 18:00, acrescentou.
Na inauguração da exposição, os espectadores poderão “conhecer todos os artistas” e participar numa conferência sobre arte urbana, à qual se seguirá um ‘DJ set’ da dupla Les Rockoeurs.
Está também prevista, para 08 de outubro, uma “sessão Comunitária” numa urbanização em Bensafrim, localidade do concelho de Lagos, que permitirá aos moradores locais “definir a pintura de um mural no mesmo bairro, entre 09 e 13 de outubro, com a artista Mariana Santos”, destacou o LAC.
“Nos fins de semana 21, 22, 28 e 29 de outubro (sábado e domingo) haverá ainda um ‘workshop’ de Stencil, de nível intermédio com BIGOD, nas instalações do LAC, e de 23 a 27 de outubro o mesmo artista estará nas escolas do concelho”, anunciou também a organização do ARTURb.
Leia também: Laboratório de Artes Criativas mostra projetos criados em residências artísticas realizadas na antiga cadeia de Lagos