Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Ensino

Estudo revela que professores faltam cerca de dois milhões de dias por ano

As questões de saúde são a principal razão das faltas

09:29 29 Janeiro, 2024 09:41 29 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os professores do ensino obrigatório faltam cerca de dois milhões de dias por ano, segundo um estudo que mostra que todos os dias faltam, em média, onze mil docentes nas escolas, afetando cinco mil turmas.

Uma equipa de investigadores do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa analisou o absentismo entre a classe docente ao longo de cinco anos e concluiu que, em média, os professores do ensino básico e secundário faltam “cerca de dois milhões de dia por ano”, contou à Lusa a coordenadora do estudo, Isabel Flores.

Em média, 11 mil docentes faltam diariamente ao trabalho e essa ausência significa que, todos os dias, cinco mil turmas são afetadas pela falta de, pelo menos, um professor, segundo o estudo “A realidade demográfica e laboral dos professores do ensino público em Portugal 2016/2017 – 2020/2021”.

Apesar da grandeza dos números, a grande maioria dos professores nunca falta ou falta menos de 10 dias por ano e por isso “nem é justa a ideia de imaginar que as escolas ficam abandonadas”, lê-se no estudo a que a Lusa teve acesso.

A professora Isabel Flores acrescenta que os níveis de absentismo entre os professores das escolas públicas são semelhantes aos das restantes classes da Administração Pública.

Entre 30% e 40% dos professores nunca faltam e outros 50% faltam menos de dez dias por ano, havendo um grupo de 10% que é responsável por 80% dos dias de faltas.

A saúde é o principal motivo das faltas e, em metade dos casos analisados, são doenças crónicas que justificam as ausências, mas também há muitos registos de doenças pontuais (25%).

Envelhecimento da classe docente acaba por ter influência no absentismo

Em declarações à Lusa, a professora sublinhou que o envelhecimento da classe docente acaba por ter influência no absentismo: Entre os 40 anos e os 55 anos os professores apresentam menos faltas de longa duração (5%), a partir dos 62 anos os casos aumentam exponencialmente (20%).

“A possibilidade de os professores terem faltas de longa duração é sete vezes maior entre os docentes que já tinham faltas de longa duração no ano anterior”, acrescentou.

Olhando para o mapa de Portugal percebe-se que existem “pequenas manchas territoriais” onde as faltas de longa duração são mais frequentes, nomeadamente nas regiões da Beira Baixa e do Alto Tâmega.

Fazendo um ‘zoom’, destacam-se os concelhos de Proença-a-Nova e Idanha-a-Nova, seguindo-se Penedono e Freixo de Espada à Cinta e finalmente Montalegre e Vimioso.

A Sul do Rio Tejo, apenas Borba apresenta uma percentagem elevada de professores com faltas com duração superior a 30 dias.

O estudo revela ainda que no ano em que a pandemia de covid-19 foi declarada, o absentismo disparou também nas escolas: No ano letivo de 2020/2021, houve mais de meio milhão de dias de faltas do que o padrão dos anos anteriores, que rondou sempre os dois milhões.

As questões de saúde são a principal razão das faltas dos professores, mas também existem outros motivos como questões cívicas, incluindo a adesão a greves: “No ano letivo de 2017/2018, apesar de mediaticamente visíveis, as greves representaram apenas 4% das faltas”, lê-se no estudo.

Os investigadores fizeram também um retrato mais alargado dos professores: quem são, que tipo de contratos os liga às escolas, como são os seus horários e quais as disciplinas que lecionam. 

O retrato é o de uma classe envelhecida e mais concentrada no litoral do país. No ano letivo de 2020/2021, a média de idades dos professores era de 51 anos, sendo que 19% já tinha mais de 60 anos.

Nas escolas, há cada vez menos alunos e mais professores. Ao longo dos cinco anos em análise verificou-se um aumento de professores contratados que foi equivalente à redução de efetivos.

Leia também: Professores querem apoio à renda alargado a todos os docentes colocados longe de casa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Economia Nacional

Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais

19:00 25 Julho, 2026 15:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Se encontrar este tipo de cobrança na fatura do telemóvel, poderá recusar o pagamento. A lei obriga ao bloqueio destes serviços por defeito em muitos casos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Algarve

Dominado incêndio em Monchique

11:29 25 Julho, 2026 11:29 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O concelho de Monchique apresenta hoje perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia Gastronomia Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Europa Nacional

Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno

18:00 25 Julho, 2026 08:28 21 Julho, 2026 | João Luís

Fenómeno tem impacto na saúde e na energia solar e Portugal está entre os países europeus mais expostos às poeiras vindas do Norte de África

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

17:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Expressões relacionadas com crimes, armas ou drogas podem levar uma operação MB WAY a ser analisada pelo banco

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Ciência Mundo

NASA continua a vigiar Bennu: asteroide pode atingir a Terra nesta data e provocar um “inverno global”

16:30 25 Julho, 2026 14:46 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A probabilidade de colisão é muito reduzida, mas os especialistas já analisaram o que poderia acontecer caso o asteroide Bennu atingisse o planeta

Opinião

A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

15:57 25 Julho, 2026 15:57 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Já se pode morrer de password errada, de um campo por preencher ou de um atrevido algoritmo que decidiu, por decreto digital, que um cidadão deixou de cumprir os requisitos mínimos para estar doente"

Economia Europe Direct Algarve

Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia

14:40 25 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Grandes empresas deixam de poder eliminar vestuário, acessórios e calçado que não conseguiram vender. A medida será alargada a mais negócios em 2030

Avião a sobrevoar palmeiras. Crédito: Freepik
Economia Mundo

Adeus às escalas? Maior voo direto do mundo vai unir dois continentes e supera teste decisivo antes da estreia

14:20 25 Julho, 2026 14:26 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova ligação promete unir dois continentes sem qualquer escala e reduzir significativamente o tempo de viagem. Estreia está prevista para 2027

Mulher triste ao telemóvel.
Economia, Nacional

Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais

19:00 25 Julho, 2026 15:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Se encontrar este tipo de cobrança na fatura do telemóvel, poderá recusar o pagamento. A lei obriga ao bloqueio destes serviços por defeito em muitos casos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Algarve

Dominado incêndio em Monchique

11:29 25 Julho, 2026 11:29 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O concelho de Monchique apresenta hoje perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia, Gastronomia, Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Europa, Nacional

Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno

18:00 25 Julho, 2026 08:28 21 Julho, 2026 | João Luís

Fenómeno tem impacto na saúde e na energia solar e Portugal está entre os países europeus mais expostos às poeiras vindas do Norte de África

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

17:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Expressões relacionadas com crimes, armas ou drogas podem levar uma operação MB WAY a ser analisada pelo banco

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Ciência, Mundo

NASA continua a vigiar Bennu: asteroide pode atingir a Terra nesta data e provocar um “inverno global”

16:30 25 Julho, 2026 14:46 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A probabilidade de colisão é muito reduzida, mas os especialistas já analisaram o que poderia acontecer caso o asteroide Bennu atingisse o planeta

Opinião

A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

15:57 25 Julho, 2026 15:57 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Já se pode morrer de password errada, de um campo por preencher ou de um atrevido algoritmo que decidiu, por decreto digital, que um cidadão deixou de cumprir os requisitos mínimos para estar doente"

Economia, Europe Direct Algarve

Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia

14:40 25 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Grandes empresas deixam de poder eliminar vestuário, acessórios e calçado que não conseguiram vender. A medida será alargada a mais negócios em 2030

Avião a sobrevoar palmeiras. Crédito: Freepik
Economia, Mundo

Adeus às escalas? Maior voo direto do mundo vai unir dois continentes e supera teste decisivo antes da estreia

14:20 25 Julho, 2026 14:26 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova ligação promete unir dois continentes sem qualquer escala e reduzir significativamente o tempo de viagem. Estreia está prevista para 2027

Últimas Notícias

  • Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada
    Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada
  • Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa
    Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa
  • Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais
    Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais
  • Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno
    Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno
  • Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco
    Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

Opinião

  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
  • Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento