Pelo país fora é possível encontrar casas de todas as formas e feitios, contudo, a sua estrutura base costuma ser idêntica. Ainda assim, Portugal consegue surpreender por ter uma casa que está mesmo de pernas para o ar e não é um exagero. Deste modo, se gosta de locais insólitos e aprecia tudo aquilo que foge ao dito “normal”, então tem mesmo de ir aos Açores para conhecer a casa que surpreende qualquer um.
É na ilha de São Miguel, nos Açores, que poderá encontrar a casa que está de pernas para o ar e que hoje é considerada uma atração turística. Muitos dos visitantes da ilha deixaram de ir à zona das Furnas apenas para apreciar as formações geológicas que alojam águas termais a grandes profundidades. Quem ali vai sai sempre com uma fotografia da casa virada ao contrário para guardar como recordação e mostrar à família e amigos que a casa existe mesmo.
A casa invertida, como é mais conhecida, trata-se de um imóvel construído de pernas para o ar, isto é, virada ao contrário: o telhado assenta no chão e a base é, por sua vez, a cobertura do exterior. Adianta a Versa que esta casa não é habitada. Trata-se de um posto de transformação da eletricidade dos Açores. Talvez seja o posto de transformação da eletricidade mais famoso do país.
Caso queira conhecer a construção que teve como inspiração a atividade vulcânica característica da ilha, saiba que poderá encontrá-la a caminho do Parque Terra Nostra, ao lado da Cascata das Furnas. Note que não existe a possibilidade de visitar o interior desta casa, pelo que poderá apenas apreciar a arquitetura exterior.
Leia também: Trabalhou num feriado? Tem direito a compensação. Saiba o que diz a lei