Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura

Escavações arqueológicas descobrem três sepulturas da antiga cidade romana de Ossónoba

Escavações revelaram uma primeira sepultura de um homem, cujo esqueleto estava completo, a seu lado jaziam uma jovem mulher e um bebé

09:42 11 Abril, 2024 10:50 15 Abril, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Escavações arqueológicas no centro de Faro revelaram três sepulturas da antiga cidade romana de Ossónoba, que podem pertencer a uma família, ligação que poderá apenas ser confirmada com testes de ADN, disse um dos responsáveis pelos trabalhos.

As escavações, prévias a uma obra, revelaram uma primeira sepultura de um homem – cujo esqueleto estava completo e que teria entre 39 e 45 anos -, e a seu lado jaziam uma jovem mulher, com menos de 25 anos, e um bebé que teria no máximo seis meses, contou o arqueólogo Francisco Correia.

As sepulturas, que deverão ser do período entre os séculos V e VI, não tinham espólio: a do homem encontrava-se intacta e as outras tinham indícios de terem sido vandalizadas. A vandalização de campas para retirar objetos como pulseiras, colares ou anéis é comum, mas neste caso não se consegue precisar quando aconteceu.

Segundo a antropóloga biológica Cláudia Maio, as sepulturas “terão sido alvo de algum tipo de espoliação que levou ao revolvimento, e mesmo à destruição de algumas posições anatómicas dos esqueletos, principalmente, a da criança, que estava muito alterada”.

O esqueleto do bebé, cujo género não foi possível determinar, apresentava apenas a metade superior e o crânio, que estava muito fragmentado. Os arqueólogos conseguiram recuperar todos os seus dentes, ainda por eclodir, o que permitirá saber a idade com que morreu.

À dúvida que persiste sobre se se trataria de uma família, a arqueóloga é perentória: “Gostamos de pensar nisso, não é? Curiosamente, um indivíduo masculino, um feminino e uma criança, ainda por cima, sepulturas tão próximas e sem termos verificado a presença de outras nos arredores. Mas não podemos concluir nada disso”.

Já no que respeita ao seu ‘status’ social e económico, tudo indica que seriam abastados, pois não foram enterrados em valas abertas e as sepulturas eram cuidadas, sendo que as do homem e da mulher estavam tamponadas por lajes em pedra calcária que terão sido reaproveitadas de ombreiras de portas de algum edifício monumental.

A verdade é que foi naquela mesma zona que na década de 1920 foi descoberto um mosaico do século II dedicado ao deus Oceano – reenterrando e só redescoberto em 1976 -, que é um dos mais bem preservados mosaicos romanos do Sul do país, elevado a tesouro nacional em 2018.

Segundo Francisco Correia, o antigo edifício monumental da época romana mais próximo da área das escavações, que seria na época uma zona habitacional, ou ligada á parte industrial, é aquele onde foi encontrado o mosaico do deus Oceano, que se supõe que albergaria uma associação de comerciantes ligados aos negócios do mar.

Além das sepulturas, foram descobertas centenas de pequenas peças

De acordo com o gestor de projeto da ERA Arqueologia, corresponsável pelos trabalhos, além das sepulturas, foram ainda descobertas centenas de pequenas peças que fazem supor que ali também existiria um mosaico: “Não posso dizer que ele existe, mas já houve, certamente nas imediações”.

A equipa encontrou ainda dezenas de moedas – entre as quais uma em melhor estado de preservação, que terá sido cunhada no reino do imperador Constantino I, o Grande (307-337) -, um dado feito em osso, pregos, alfinetes, uma colher, ânforas, talhas e muitas peças em cerâmica ‘sigillata’ decoradas, um tipo de cerâmica de qualidade associada às elites.

Numa zona do terreno mais a sul das sepulturas, foi identificada uma estrutura romana com pequenos complexos onde se encontrou restos de produção metalúrgica e uma grande concentração de búzios esmagados, material de onde se extraía um pigmento para produção de coloração têxtil.

“Falta o tanque para podermos dizer que seria uma fábrica de tinta. É possível que nas imediações houvesse uma fábrica de produção de tingimento de tecidos e produção têxtil, mas ainda não podemos confirmá-lo”, sublinha Francisco Correia, observando que outras intervenções arqueológicas naquela zona apontam no mesmo sentido, teoria que estes trabalhos vêm reforçar.

Neste momento, está concluída a terceira fase de escavações e a equipa encontra-se agora a fazer o tratamento do material recolhido para que o promotor da obra possa avançar para a segunda fase do processo, uma vez que ainda não foi feito o pedido de licenciamento à Câmara de Faro.

“Quisemos realizar os trabalhos de arqueologia antes de dar entrada do projeto na Câmara Municipal”, contou o representante do promotor da obra, Joaquim Ferreira, sublinhando que o projeto ainda está numa fase de estudo prévio e que esta deveria ser o procedimento ‘standard’.

O direto executivo da ERA Arqueologia, Miguel Lago, reconhece que este modelo deveria ser replicado noutras empreitadas, iniciando-se primeiro a arqueologia, para evitar “sobressaltos” e imprevistos no decorrer das obras.

“Cerca de 95% da arqueologia de campo está relacionada com obras e a verdade é que a arquitetura urbana no Algarve está bastante controlada, há muito rigor e cuidado por parte das câmaras, no espaço rural é que há mais problemas, existindo muitos projetos que escapam ao radar dos estudos de impacto ambiental e dos licenciamentos”, concluiu.

Vídeo ERA Arqueologia

Leia também: Conheça as duas ilhas do Algarve que já foram uma só

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião da TAP.
Economia Nacional

Adeus taxa: todos os passageiros da TAP ficam isentos do pagamento deste valor mas só até esta data

09:20 21 Maio, 2026 16:50 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

TAP decidiu eliminar uma das taxas mais conhecidas das viagens aéreas e a medida surge numa altura marcada por receios no setor da aviação

Algarve

GNR constitui arguido homem por uso de dispositivo semelhante ao de veículos de emergência

10:19 21 Maio, 2026 10:23 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A investigação começou após o condutor de um veículo ter utilizado um dispositivo luminoso intermitente para dar ordem de paragem a outro veículo.

Vista sobre o bairro de Alfama, em Lisboa.
Economia

Novo pacote da habitação já saiu e há regras e prazos que vão ‘mudar o jogo’: saiba do que se trata

09:50 21 Maio, 2026 09:23 21 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças nas rendas, impostos e contratos já estão definidas no novo diploma, mas há prazos e condições que vão fazer a diferença para muitos proprietários

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões

06:00 20 Maio, 2026 09:52 19 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, algumas regiões ainda vão enfrentar chuva por vezes forte, trovoada, vento intenso e mar agitado

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘festival elétrico’: trovoadas fortes com chuva ‘a potes’ e granizo vão atacar estas regiões e este será o dia mais crítico

11:00 21 Maio, 2026 18:52 20 Maio, 2026 | João Luís

Gota fria deverá trazer trovoadas fortes, aguaceiros e granizo a Portugal: saiba quando e onde o risco será maior

Algarve Ensino

Jovens de Albufeira debatem futuro do concelho em desafio de 24 horas

07:30 21 Maio, 2026 07:01 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação, cultura, ambiente e mobilidade estão entre os temas debatidos pelos jovens no desafio Albuhera RAW

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho

11:10 21 Maio, 2026 10:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Consulte o calendário da Segurança Social e organize melhor o mês de junho, altura em que, com a aproximação do verão, os gastos tendem a aumentar

Algarve

Olhão e Tavira lideram praias “Zero Poluição” no Algarve

08:17 21 Maio, 2026 08:17 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dez praias do Algarve receberam classificação máxima da associação Zero pela qualidade e ausência de contaminação das águas balneares

Algarve Cultura

Alfaia recebe apresentação de livro e estreia de documentário no Algarve

07:00 21 Maio, 2026 06:48 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura, cinema e reflexão ambiental juntam-se numa iniciativa cultural promovida pela Associação Alfaia no Algarve

Carro elétrico a carregar.
Auto

Nem automático nem manual: há uma nova forma de conduzir elétricos e poucos a conhecem

09:00 21 Maio, 2026 08:58 21 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há um detalhe inesperado na nova ideia da Hyundai que pode alterar a experiência ao volante e não é o que parece à primeira vista

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já há acordo: UE vai ‘apertar’ regras destes apoios da Segurança Social para quem não cumprir estes requisitos

19:00 17 Maio, 2026 23:52 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

UE chegou a um acordo político provisório para atualizar as regras de coordenação da Segurança Social

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

idosa a mexer no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Recebeu 150 ou 200 euros “por engano” no MB Way? Pode estar em perigo e é isto que nunca deve fazer

21:30 20 Maio, 2026 18:21 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades alertam que as vítimas desta fraude por MB Way podem estar a ser usadas para movimentar fundos suspeitos

Sede da Google. Crédito: Foto DR
Tech

É oficial: ‘novo’ motor de Pesquisa da Google já ‘aterrou’ em Portugal e estas são as principais mudanças

21:10 20 Maio, 2026 18:17 20 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Google tem um novo motor de Pesquisa que já está disponível em Portugal e conta com muita influência da inteligência artificial

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-são-jorge em casa? Nunca as deve colocar aqui

18:00 20 Maio, 2026 15:41 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-são-jorge não é uma planta consensual em todas as divisões

Algarve

Mulher detida em Olhão com 77 doses de cocaína, munições e mais de 1.000 euros

16:55 20 Maio, 2026 16:55 20 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A PSP deteve três suspeitos de tráfico de droga em operações realizadas nas cidades de Olhão, Faro e Portimão

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Adeus taxa: todos os passageiros da TAP ficam isentos do pagamento deste valor mas só até esta data

09:20 21 Maio, 2026 16:50 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

TAP decidiu eliminar uma das taxas mais conhecidas das viagens aéreas e a medida surge numa altura marcada por receios no setor da aviação

Algarve

GNR constitui arguido homem por uso de dispositivo semelhante ao de veículos de emergência

10:19 21 Maio, 2026 10:23 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A investigação começou após o condutor de um veículo ter utilizado um dispositivo luminoso intermitente para dar ordem de paragem a outro veículo.

Vista sobre o bairro de Alfama, em Lisboa.
Economia

Novo pacote da habitação já saiu e há regras e prazos que vão ‘mudar o jogo’: saiba do que se trata

09:50 21 Maio, 2026 09:23 21 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças nas rendas, impostos e contratos já estão definidas no novo diploma, mas há prazos e condições que vão fazer a diferença para muitos proprietários

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões

06:00 20 Maio, 2026 09:52 19 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, algumas regiões ainda vão enfrentar chuva por vezes forte, trovoada, vento intenso e mar agitado

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘festival elétrico’: trovoadas fortes com chuva ‘a potes’ e granizo vão atacar estas regiões e este será o dia mais crítico

11:00 21 Maio, 2026 18:52 20 Maio, 2026 | João Luís

Gota fria deverá trazer trovoadas fortes, aguaceiros e granizo a Portugal: saiba quando e onde o risco será maior

Algarve, Ensino

Jovens de Albufeira debatem futuro do concelho em desafio de 24 horas

07:30 21 Maio, 2026 07:01 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação, cultura, ambiente e mobilidade estão entre os temas debatidos pelos jovens no desafio Albuhera RAW

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho

11:10 21 Maio, 2026 10:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Consulte o calendário da Segurança Social e organize melhor o mês de junho, altura em que, com a aproximação do verão, os gastos tendem a aumentar

Algarve

Olhão e Tavira lideram praias “Zero Poluição” no Algarve

08:17 21 Maio, 2026 08:17 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dez praias do Algarve receberam classificação máxima da associação Zero pela qualidade e ausência de contaminação das águas balneares

Algarve, Cultura

Alfaia recebe apresentação de livro e estreia de documentário no Algarve

07:00 21 Maio, 2026 06:48 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura, cinema e reflexão ambiental juntam-se numa iniciativa cultural promovida pela Associação Alfaia no Algarve

Carro elétrico a carregar.
Auto

Nem automático nem manual: há uma nova forma de conduzir elétricos e poucos a conhecem

09:00 21 Maio, 2026 08:58 21 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há um detalhe inesperado na nova ideia da Hyundai que pode alterar a experiência ao volante e não é o que parece à primeira vista

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já há acordo: UE vai ‘apertar’ regras destes apoios da Segurança Social para quem não cumprir estes requisitos

19:00 17 Maio, 2026 23:52 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

UE chegou a um acordo político provisório para atualizar as regras de coordenação da Segurança Social

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

idosa a mexer no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Recebeu 150 ou 200 euros “por engano” no MB Way? Pode estar em perigo e é isto que nunca deve fazer

21:30 20 Maio, 2026 18:21 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades alertam que as vítimas desta fraude por MB Way podem estar a ser usadas para movimentar fundos suspeitos

Sede da Google. Crédito: Foto DR
Tech

É oficial: ‘novo’ motor de Pesquisa da Google já ‘aterrou’ em Portugal e estas são as principais mudanças

21:10 20 Maio, 2026 18:17 20 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Google tem um novo motor de Pesquisa que já está disponível em Portugal e conta com muita influência da inteligência artificial

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-são-jorge em casa? Nunca as deve colocar aqui

18:00 20 Maio, 2026 15:41 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-são-jorge não é uma planta consensual em todas as divisões

Algarve

Mulher detida em Olhão com 77 doses de cocaína, munições e mais de 1.000 euros

16:55 20 Maio, 2026 16:55 20 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A PSP deteve três suspeitos de tráfico de droga em operações realizadas nas cidades de Olhão, Faro e Portimão

Últimas Notícias

  • Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho
    Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho
  • Vem aí um ‘festival elétrico’: trovoadas fortes com chuva ‘a potes’ e granizo vão atacar estas regiões e este será o dia mais crítico
    Vem aí um ‘festival elétrico’: trovoadas fortes com chuva ‘a potes’ e granizo vão atacar estas regiões e este será o dia mais crítico
  • GNR constitui arguido homem por uso de dispositivo semelhante ao de veículos de emergência
    GNR constitui arguido homem por uso de dispositivo semelhante ao de veículos de emergência
  • Novo pacote da habitação já saiu e há regras e prazos que vão ‘mudar o jogo’: saiba do que se trata
    Novo pacote da habitação já saiu e há regras e prazos que vão ‘mudar o jogo’: saiba do que se trata
  • Adeus taxa: todos os passageiros da TAP ficam isentos do pagamento deste valor mas só até esta data
    Adeus taxa: todos os passageiros da TAP ficam isentos do pagamento deste valor mas só até esta data
  • Nem automático nem manual: há uma nova forma de conduzir elétricos e poucos a conhecem
    Nem automático nem manual: há uma nova forma de conduzir elétricos e poucos a conhecem

Opinião

  • Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) – Por Hélder Sousa Silva
    Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) – Por Hélder Sousa Silva
  • Carga fiscal sobre o trabalho baixa desde 2023 mas continua acima do pré-Troika e da média da OCDE
    Carga fiscal sobre o trabalho baixa desde 2023 mas continua acima do pré-Troika e da média da OCDE
  • Bilhete Postal: Uma vida salva | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Uma vida salva | Por Eduardo Costa
  • Olhão e o direito à tranquilidade: A insegurança que já não pode ser ignorada | Por Nélia Alfarrobinha
    Olhão e o direito à tranquilidade: A insegurança que já não pode ser ignorada | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) – Por Hélder Sousa Silva
    Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) – Por Hélder Sousa Silva
  • Faro assinala o Dia Europeu do Mar com uma sessão de cinema e reflexão sobre o oceano
    Faro assinala o Dia Europeu do Mar com uma sessão de cinema e reflexão sobre o oceano
  • Município de Loulé felicita Cavaco Silva por ser condecorado com Ordem Europeia de Mérito
    Município de Loulé felicita Cavaco Silva por ser condecorado com Ordem Europeia de Mérito
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal