A cerimónia de entrega de prémios da segunda edição do projeto “A Água e o Mar para mim” realizou-se esta sexta-feira, no Teatro das Figuras, em Faro, tendo culminado com a apresentação de 22 trabalhos.
A cerimónia foi marcada por vários momentos especiais, reunindo várias instituições de solidariedade social, do Algarve, numa atmosfera de alegria e realização, em que o tema água foi o centro de todas as intervenções.
Este evento destacou não apenas a criatividade excecional das instituições participantes e dos seus utentes, mas também a notável transformação de simples guarda-chuvas em obras de arte.
A diversidade de talentos, idades e habilidades presentes na exposição ressalta o compromisso com a inclusão e a expressão artística para todos, sobre uma temática que a todos nos responsabiliza.
Para a Águas do Algarve, “todos estão de parabéns, tendo cada projeto sido analisado com a atenção devida, sendo que no entanto, alguns destes se destacaram pela combinação única do valor da água, com a paixão, inovação e compromisso, refletindo a dedicação extraordinária de cada membro na participação deste concurso”.
A ACASO – CACI (Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão) de Olhão; conquistou o primeiro lugar, seguiu-se o N.E.C.I. – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, de Lagos; e em terceiro ficou a APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro.
Receberam Menções Honrosas, a AECT – Associação com Contacto, em Tavira; a Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão Barranco Velho; a Associação Desportiva e Recreativa Centro Cultural e Social da Quinta de S. Pedro – Lagoa, o Centro Popular de Lagoa e o Lar da Criança de Portimão (Salas de 1-2 anos, Salas de 4-5 anos, Polo da Ouriva – J.I. Pré-escolar);
As restantes IPSS receberam um Certificado de Participação: G.A.T.O. – Grupo de Apoio a Toxicodependentes – (8 pax) Luz de Tavira (Drª Vânia Cavaco); Centro Social de Santo Estevão – Centro de Dia (Dr António Pereira); Associação Pró-Beneficência e Progresso de Alte – Lar e Centro de Dia de Alte (Dr.ª Magda Gonçalves e Joana Camacho) e Associação Social e Cultural da Tôr – Creche A Casinha da Aldeia (Drª Ana Soraia Monteiro Tourinho).
Sessão começou com o momento musical “Fluxo Vital: Uma Ode à Água”
Numa cerimónia que aplaude e valoriza o tema “Água”, a sessão teve início com um momento musical, que contou com a atuação do Conservatório do Algarve, tendo coreografia da professora Ana Alberto, da Royal Academy of Dance, com as intérpretes Constança Vasquez, Lara Caixinha, Maria Nunes e Rita Pereira.
A peça musical “Fluxo Vital: Uma Ode à Água”, transmite a mensagem de que a água não é apenas um recurso essencial, mas também um símbolo de vida, beleza e conexão com o mundo natural.
Esta composição explora e celebra esses aspectos através da expressividade corporal e de uma narrativa emocional.
A edição de música é de Ana Alberto, com tema e artista Giorni Dispari e Ludovico Einaudi.
Os momentos musicais não ficaram por aqui, o público foi ainda brindado pelo Grupo de Cantares AECT – Associação com Contacto, constituído por todos os seus 25 elementos.
Já estão agendadas três exposições
Pela grandiosidade dos trabalhos apresentados, estes estarão disponíveis para visita em vários locais do Algarve, estando já agendadas três exposições.
Esta segunda-feira, pelas 15:00 vai ser inaugurada uma exposição no Instituto Português da Juventude, em Faro, ficando a mesma patente até 31 do mesmo mês.
Segue-se, a 19 de março, pelas 19:00, a abertura da exposição no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, ficando a mesma disponível até dia 30 de abril.
Também já está marcada a exposição no centro comercial Gran-Plaza, em Tavira, com abertura no dia 1 de junho, às 15:00, ficando a mesma disponível até dia 30 do mesmo mês.
Promovido pela Águas do Algarve no âmbito da estratégia da empresa nas vertentes da Comunicação, Educação Ambiental e Responsabilidade Social, e incluída na Campanha de Sensibilização Água é Vida, esta é uma ação direcionada aos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social promovendo-se a reflexão e conscientização para a importância e valorização da Água e do Mar, associada à situação de escassez hídrica vivida no Algarve.
“No âmbito do nosso compromisso ambiental, a empresa não apenas reconhece, mas também prioriza a importância da educação ambiental naquela que é a nossa atividade diária. Estamos empenhados em consciencializar e capacitar os diversos públicos sobre práticas sustentáveis, não deixando ninguém para trás”, afirma Teresa Fernandes, porta-voz da Águas do Algarve, em comunicado.
“As nossas ações educativas abrangem desde colaboradores e parceiros até comunidades locais, mas também damos especial atenção às pessoas com necessidades especiais. O projeto ‘A Água e o Mar para mim’, é apenas mais um desses exemplos”, acrescenta.
A Águas do Algarve reconhece que “muitas vezes estas pessoas são “esquecidas” nas mais diversas iniciativas que se verificam na nossa região, sendo que estamos empenhados em mudar este paradigma, através da adoção de abordagens inclusivas nos programas de educação ambiental, garantindo que todos tenham acesso a informação e recursos relevantes”.
“Acreditamos que, ao envolver e capacitar todas as partes interessadas, estamos a contribuir para a construindo um futuro ambiental mais sustentável e igualitário para todos”, conclui.
Leia também: “A Água e o Mar para mim”: Águas do Algarve entrega prémios no Teatro Municipal de Faro