A Universidade do Algarve vai estar presente na maior feira internacional de educação no Brasil, o Salão do Estudante 2022, que irá decorrer em sete cidades brasileiras, de 12 a 23 de março. Simultaneamente, participará na primeira Conferência Internacional de Estudos em Portugal, que se realizará no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro.
No Salão do Estudante, a UAlg marcará presença nas cidades de São Paulo (12 e 13 de março) e do Rio de Janeiro (Copa, a 15 de março, e Barra, a 16 de março).
Esta feira atrai mais de 30 mil alunos do ensino médio brasileiro, equivalente ao ensino secundário, que procuram em Portugal uma alternativa de ensino superior de qualidade. A UAlg partilha com outras universidades portuguesas o stand do CRUP – Universities Portugal.
No contacto com os futuros estudantes e respetivas famílias, a UAlg irá promover a sua oferta formativa – cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas, mestrados e doutoramentos -, para além de abordar temas como os custos de vida, a duração dos cursos e as formas de acesso.
UAlg participa na I Conferência Internacional de Estudos em Portugal
A I Conferência Internacional de Estudos em Portugal, decorrerá nos dias 14 e 15 de março, no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, e contará com participação da Universidade do Algarve.
Para além das Instituições portuguesas já confirmadas, a conferência também terá a presença do Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que juntas irão discutir os desafios e conquistas tendo em conta os protocolos bilaterais já estabelecidos entre as instituições públicas brasileiras e as portuguesas, para a mobilidade de estudantes internacionais.
Com uma comitiva formada por vários institutos politécnicos e universidades portuguesas, o evento é organizado pela Start-up “Estude em Portugal”, uma empresa formada por estudantes brasileiros que vivem em Portugal e se dedicam a orientar candidatos brasileiros que não tenham nacionalidade europeia e decidem imigrar para Portugal através dos estudos, fazendo uso do Estatuto do Estudante Internacional.
O trabalho realizado pelo grupo de estudantes brasileiros tem-se destacado nas redes sociais (@estudeemportugal), através do Instagram e Youtube, onde dão a conhecer as ofertas formativas das instituições portuguesas que aderiram ao Estatuto do Estudante Internacional.
“Nossa missão é democratizar o acesso à informação, através de uma linguagem prática e utilizando recursos tecnológicos para aproximar os candidatos brasileiros dos benefícios criados através de protocolos bilaterais entre Brasil e Portugal, que facilitam o processo de imigração para fins de estudos”, concretiza Higor Cerqueira, presidente fundador da Associação Nacional de Estudantes Brasileiros em Portugal e atualmente mentor de carreiras internacionais no “Estude em Portugal”.
O evento que acontecerá presencialmente e será transmitido pelas redes do “Estude em Portugal”, canal que já soma mais de 2 milhões de visualizações e totaliza mais de 141 mil horas de conteúdo assistido.
A participação é gratuita e os interessados ainda poderão inscrever-se aqui.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.