A mais recente parceria da ETIC_Algarve, com o Estúdio de Som Zipmix, vem reforçar a aposta da escola num ensino de excelência na área do Som e Música, no sul de Portugal.
Este estúdio, sediado na cidade de Olhão, é criado e gerido por Viviane e Tó Viegas, membros da icónica banda algarvia Entre Aspas, e é um espaço dotado de equipamento de topo e que oferece opções diversificadas de equipamento, nomeadamente vintage. Pelo Zipmix, já passaram nomes importantes da música portuguesa como é o caso dos Da Weasel.
Esta parceria destaca-se pelo fato de permitir aos formandos o acesso às melhores condições de gravação, mistura, masterização, com possibilidade de gravação de ensaios e de estadia.
O arranque desta parceria aconteceu no mês de janeiro, durante o qual o estúdio Zipmix transformou-se na sala de aula dos formandos da ETIC_Algarve, aulas estas que foram dadas em conjunto por Tó Viegas, e pelo tutor do curso, Luis Rocha. Neste período, os formandos, aprenderam, em contexto real de trabalho, Técnicas de Captação de Som e Estúdio no âmbito do módulo de Técnicas de Estúdio. Durante estes três dias os formandos puderam ter acesso a equipamentos super sofisticados, para aprenderem e praticarem no melhor ambiente e com os melhores equipamentos.
Esta parceria foi uma oportunidade criada a pensar no reforço da qualidade do ensino no curso técnico de 2 anos de Criação Musical, Produção e Técnicas de Som, dando aos formandos do 1º ano a possibilidade de viverem a importante experiência de estarem num estúdio de grande dimensão e atividade, enquadrando o ensino com o que será a realidade profissional para muitos destes formandos.
Para Tó Viegas “a parceria com a ETIC_Algarve traduz-se numa excelente oportunidade para os formandos, por permitir que tenham acesso a equipamentos que não há em todos os estúdios”.
É através destes laços com entidades e espaços de criação artística que a ETIC_Algarve contribui para a aproximação dos formandos aos músicos e produtores de referência na região, alargando a sua rede de contactos e conhecimentos, assim como a valorização desta indústria, e dos seus profissionais, na região do Algarve.