A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão foi distinguida com o selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão, válido para os próximos dois anos letivos: 2022-2024.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), pretende incentivar e divulgar políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas.
A cerimónia da entrega do selo decorreu no dia 27 de julho, no Parque das Nações, e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde, e do Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues.
“A obtenção do selo “Escola Saudávelmente” é o corolário do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos por todos os intervenientes pedagógicos com a finalidade de proporcionar aos alunos as melhores práticas e ambientes educativos”, explica a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.
Na ótica da EHTPTM, “todos os processos de aprendizagem deverão conciliar as áreas do conhecimento e as soft skills e a construção de competências para garantir o sucesso do percurso escolar dos alunos – e futuros profissionais do setor económico da hotelaria e restauração -, dotando-os de ferramentas para concretizar o ‘saber ser, saber estar e saber fazeri”.
Se, no seu crescimento, forem valorizadas as competências pessoais dos alunos, mais facilmente se atingirá o objetivo derradeiro, que é lema da EHTPTM: “Formar excelentes pessoas que sejam excelentes profissionais”.
Assim, os educadores têm o vital papel de “percecionar quais os interesses pessoais/individuais dos alunos, conduzindo-os a explorar os mesmos e proporcionar o maior número possível de oportunidades para adquirir conhecimentos transversais aos conteúdos programáticos, num ambiente de bem-estar, propício à aprendizagem”, conclui a EHTPTM.