É com profunda tristeza que a Comunidade da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHT PTM) tomou conhecimento da morte do Sr. Hermínio Fernandes Rebelo, anuncia a instituição em comunicado.
“Foi um homem notável cujo impacto no campo da educação hoteleira e turística jamais será esquecido. Enquanto lamentamos a sua partida, é imperativo reconhecer e celebrar a sua indelével contribuição para a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão”, acrescenta.
Foi um dos primeiros formadores desta escola, ingressou nos seus quadros em 1971 como Formador Coordenador de Restaurante e prestou serviço até 2010, data em que se reformou.
“O Sr. Hermínio Rebelo foi um verdadeiro visionário, um educador abnegado e apaixonado que dedicou a sua vida ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos recursos humanos para o setor hoteleiro e turístico, nomeadamente na arte do Serviço de Mesa e no mundo da Enologia e da Enogastronomia”, pode ler-se.
A sua liderança inspiradora e o seu compromisso inabalável com a excelência deixaram, assim, uma marca indelével naqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo e aprender com ele.
Hermínio Rebelo teve um papel fundamental na promoção da gastronomia local e regional
Segundo a instituição, através da sua iniciativa empreendedora desempenhou um papel fundamental na promoção da gastronomia local e regional.
Hermínio Rebelo foi o mentor, através da EHT PTM, de vários Festivais Gastronómicos. Teve um grande contributo para a valorização e promoção da gastronomia com reflexos na economia local.
Incansavelmente dedicado à Enologia e à Enogastronomia foi, na EHT PTM, o impulsionador e principal responsável pelo início dos cursos de formação de Escanção. Contribuiu, portanto, para a formação e preparação de vários alunos que hoje são Escanções amplamente reconhecidos nacional e internacionalmente.
Afinal, foi um dos principais impulsionadores e dinamizadores do “renascimento” dos vinhos da região do Algarve nos anos 90 do século passado.
Hermínio Fernandes Rebelo será lembrado como um educador excecional.
Em suma, o seu legado viverá através das inúmeras vidas que ele tocou e inspirou ao longo dos anos. A sua paixão pela educação e pela hotelaria continuará a guiar e influenciar gerações futuras de profissionais.
“Neste momento de pesar, em que muito lamentamos a sua partida, queremos, no entanto, celebrar a sua vida e as suas realizações”, expressa a EHT.
“O seu trabalho incansável e sua dedicação inspiradora nunca serão esquecidos”, acrescenta.
“Que sua memória seja uma fonte de inspiração e motivação para todos nós, continuando assim a lembrar-nos da importância do compromisso, da excelência e do amor pelo conhecimento”, conclui.