Cerca de 2500 participantes responderam ao desafio e visitaram a Universidade do Algarve para mais uma edição do Dia Aberto. As inscrições esgotaram, as atividades encheram e cerca de 800 voluntários da UAlg receberam presencialmente, nos dias 3 e 4 de maio, os alunos do ensino básico e secundário, depois de dois anos online devido à pandemia.
Nestes dias abertos participaram alunos oriundos de escolas de todos os concelhos do Algarve, Alto e Baixo Alentejo, e de outras escolas de localidades como Oeiras, Braga, Mafra, Torres Vedras, Venda do Pinheiro e Vila franca de Xira.
Os espaços, habitualmente dedicados às aulas e à investigação, estiveram durante dois dias repletos de atividades preparadas para os visitantes que se deslocaram à Universidade. Foram muitos os docentes, mas também os estudantes da UAlg que tentaram ajudá-los e esclarecê-los sobre as decisões futuras. Todavia, se é importante perceber qual a importância do Dia Aberto para os futuros alunos, também é essencial saber como os alunos da UAlg percecionam esta iniciativa.
Raquel Travia, estudante da licenciatura de Sociologia da Faculdade de Economia da UAlg, foi uma das voluntárias que acolheu os futuros alunos. Antes de ingressar no ensino superior já tinha usufruído desta experiência. Reconhecendo a importância desta atividade explanatória da oferta pedagógica, afirma: “ter participado nos dias abertos adequou-me as expetativas e permitiu-me esclarecer inquietações referentes à área a seguir. Acredito que foi um momento fulcral tanto para a minha orientação vocacional, como para a escolha da instituição”.
Atualmente, enquanto voluntária refere que “o facto de também ser aluna dá azo a uma maior abertura e proximidade perante os estudantes que nos visitam. Os alunos sentem-se mais à vontade ao falar com alguém da sua faixa etária que, por sua vez, já esteve daquele lado”.
Com o objetivo de divulgar a oferta formativa para 2022/2023 e dar a conhecer o trabalho pedagógico e científico desenvolvido na UAlg, os Dias Abertos apresentaram um programa diversificado, com atividades de carácter informativo, pedagógico, experimental e lúdico. Foram oferecidas cerca de uma centena de atividades distribuídas pelos dois campi (Penha e Gambelas), onde se realizarão visitas guiadas aos departamentos e laboratórios, palestras, workshops, exposições e atividades desportivas.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integrou pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.