Tawany Andrade, aluna do 3º ano do curso de Técnico(a) de Restaurante/ Bar da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, é uma das finalistas portuguesas do concurso Maestro del Espresso Junior, organizado pela empresa italiana de café expresso de alta qualidade ILLycaffe eLa Spaziale.
“Na primeira fase do concurso, que consistiu numa prova teórica, estiveram em competição 19 escolas portuguesas e 43 escolas espanholas, tendo sido apurados seis finalistas, cinco dos quais portugueses”, explica a EHT Portimão.
O concurso, cujo objetivo é difundir a cultura do café, destina-se aos alunos das escolas de hotelaria e turismo de Espanha e Portugal.
Na prova teórica são abordados aspetos relacionados com a cultura do café sendo necessário obter 80% das respostas certas para concluir esta primeira etapa com sucesso. Por outro lado, na prova prática, os finalistas terão o desafio de elaborar dois cafés expressos perfeitos e dois autênticos cappuccinos.
Os alunos terão de colocar a máquina e o moinho no ponto e ajustar os parâmetros necessários de tempo, volume e doses de café para preparar, elaborar, extrair e apresentar em 10 minutos os cafés expressos e os cappuccinos com a técnica de latte art, que consiste em criar desenhos com o café expresso e o creme de leite.
A final do Maestro del Espresso Junior decorrerá em maio, em Barcelona, no Hotel Meridien.
As candidaturas para a rede de Escolas do Turismo de Portugal já estão abertas.
Mais informações, aqui.