O Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História foi inaugurado, no sábado, dia 20 de janeiro, pela presidente da Câmara Municipal, Rute Silva, na presença do presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, informou esta segunda-feira a autarquia.
Estiveram também presentes o presidente da Assembleia Municipal, os vereadores do município, presidentes das Juntas de Freguesia, entidades regionais e locais.
O Museu de Vila do Bispo – O Celeiro da História resulta da reabilitação dos antigos celeiros de Vila do Bispo – EPAC, edifício que estava a degradar-se e que foi transformado num equipamento público de ação cultural, onde é dado a conhecer ao visitante o património cultural e natural do concelho.
A obra que representou um investimento superior a 2 milhões e 900 mil euros é financiada em 1 milhão e 981 mil euros pelo Programa CRESC ALGARVE 2020.
Preservando a arquitetura pré-existente, este novo espaço museológico inclui uma narrativa expositiva/ interpretativa acerca da herança coletiva do concelho, desde a sua fundação geológica, aos paleontológicos icnofósseis de dinossauros, aos mais remotos vestígios culturais de presença humana identificados pela Arqueologia, passando pela História e pelos seus acontecimentos e personagens, pela Arqueologia Subaquática dos naufrágios e das batalhas navais, pela riqueza e singularidade da Biodiversidade Local e pela memória etnográfica das “Gentes do Cabo” e da sua mística finisterra de mar feita.
Além de um percurso museológico e de um serviço educativo, o equipamento dispõe de um auditório, um centro de documentação, loja, cafetaria e esplanada.
Sede de investigação, conservação, valorização e divulgação do riquíssimo e diversificado Património Local, o Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História assume-se como um projeto participativo e inclusivo, salienta a autarquia.
Leia também: Já pode visitar o Museu de Vila do Bispo que faz o percurso desde da pré-história e é gratuito